"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

domingo, setembro 07, 2014

A Perfeição Presente

 Capítulo 03 

A PERFEIÇÃO PRESENTE

Todo o universo é infinitamente perfeito agora. Todos os seres já são infinitamente perfeitos agora. Todos os acontecimentos estão se manifestando em harmonia perfeita agora. Só existe o universo espiritual perfeito. Só existe o agora. Nada há para ser corrigido ou melhorado.


Quando afirmamos que já estamos num universo perfeito, isto entra em direto conflito com o que se pode observar através da mente humana. O mundo por ela captado necessita de muitas correções e melhorias. Porém, observemos o seguinte: a mente que discerne este mundo limitado, mortal e transitório é a mesma que intenta melhorá-lo ou corrigi-lo em algum aspecto ou em muitos deles. Isto merece uma análise mais profunda, pois passamos a notar que, afinal, todo o processo envolvido se dá unicamente num plano humano, sem qualquer relação com o universo verdadeiro e perfeito em que vivemos realmente.

Se a mente captar o universo corretamente, ela própria ficará desprovida de algo a ser corrigido ou melhorado. O universo aparente, por não traduzir corretamente o real universo, que é divino, somente "existe" como "aparência", como analisamos na primeira parte desta série. Nós, como estudantes da Verdade, não podemos cair na armadilha de querer corrigir ou melhorar um "conceito de universo" distorcido, empregando a própria mente distorcida "autora" do mesmo! O papel de nossa mente é o de captar o universo tal como ele já é: perfeito! E nunca o de aceitá-lo inicialmente como imperfeito para, depois, dar-lhe algum tipo de "tratamento espiritual".

Vejamos uma ilustração: certa pessoa observa uma paisagem, através das "lentes naturais" de seus olhos e, juntamente, através das lentes vermelhas de seus óculos. A paisagem observada trará informações trazidas em conjunto por esse jogo de lentes -- naturais e artificiais; assim, ela "verá" uma "paisagem aparente", avermelhada, somente "existente" na mente dela, porém destituída de qualquer realidade no mundo exterior. Se a pessoa quiser contemplar a paisagem em seu colorido natural e coletivo, terá que primeiro descartar os óculos de lentes vermelhas. A paisagem colorida será por ela vista de imediato, pois já estava ali disponível mesmo enquanto era reconhecida como avermelhada. Seria absurdo a pessoa pretender  "melhorar ou corrigir" a imagem vermelha, forçando-a a se mostrar com todas as cores, que sempre ali estiveram presentes, sem tirar os óculos de lentes vermelhas. A paisagem já estava colorida! O fator que a limitava à cor única era a utilização das lentes vermelhas.

Analogamente, o mundo em que vivemos já está infinitamente perfeito. Nada há para ser curado, corrigido ou melhorado! E, para podermos contemplá-lo corretamente, teremos que lançar fora a "lente limitante": a chamada "mente carnal" ou mente humana coletiva. Todo o universo mortal não passa de uma imagem mental ilusória, inexistente, mas que "aparenta" existir externamente a exemplo da paisagem "vermelha", que jamais pôde ser exteriorizada realmente. Desse modo, por pior que possa ser a "condição externa" a nós apresentada pela mente humana, não devemos nos preocupar com ela nem desejar ansiosamente melhorá-la. Nossa atitude deverá ser a de imediatamente reconhecer que "o quadro todo" não existe realmente "lá fora". Ele é  a "paisagem vermelha", pura ilusão. Lá fora, intacto, está o universo espiritual, infinitamente perfeito, exatamente agora. Este mecanismo de reconhecimento precisa ser analisado, assimilado, treinado e posto em prática. O treino continuado irá nos facilitando descondicionar a mente do hábito coletivo da humanidade, que é o de aceitar as "aparências" como realidades externas para, depois, tentar corrigi-las ou melhorá-las.

Leitor, observe bem a sua mente. Analise o grau de intenção, nela contido, de melhorar ou corrigir algum aspecto de sua vida. O seu "problema" será exatamente equivalente a este seu grau de intenção. Abandone conscientemente tal intenção ilusória! Reconheça que tudo já está perfeito! SOMENTE EXISTE DEUS! Somente a Onipresença É!

Nossa permanência neste simples reconhecimento da existência única de Deus, feito segundo os moldes aqui expostos, constitui a "Prática da cura espiritual". Não iremos "curar" nada! Apenas reconheceremos que, externamente, tudo está constantemente perfeito ou curado! Não aceite argumentos que pareçam justificar algum adiamento na aplicação dos princípios da Verdade. Toda Verdade que conhecemos deve e pode ser praticada agora! Como já frisamos anteriormente, somente existe o "agora". Dissemos, também, que somente existe Deus. Conclusão: DEUS É TUDO AGORA! Como "EU" vivo agora, e, como SOMENTE EXISTE DEUS, "EU SOU DEUS AGORA!" Este  radical reconhecimento nos será requerido "agora", caso desejarmos desfrutar da Verdade Absoluta libertadora.

A afirmação "EU SOU DEUS AGORA" sempre encontrará rejeição por parte da ilusória "mente carnal". São diversas as teorias apresentadas, e que visam a dar justificativas referentes aos males e sofrimentos do mundo. Foi criada, inclusive, uma chamada "lei de causa e efeito", ou "lei do carma", como se de fato fosse possível haver algo que se contrapusesse à Vontade divina, revelada por Jesus, que é a de "com agrado dar-nos o Reino". Não atribuamos poder algum às teorias ou ensinamentos humanos que busquem justificar o ilusório "mal". Tudo isso parte da ilusória "mente carnal", a crença em dois poderes, quando, por revelação, sabemos que DEUS É ONIPOTENTE!

Os que realmente desejarem desfrutar da Verdade, em nível prático, deverão convictamente viver a partir deste alicerce verdadeiro: HÁ SOMENTE UM PODER REAL, QUE É DEUS! Toda limitação que aparenta existir no universo está, o tempo todo, nesta "mente ilusória", tal qual um pesadelo noturno, sendo, portanto, sem realidade e sem substância verdadeira.

Façamos uma pausa! Paremos o suficiente para nos compenetrarmos de que estamos todos, já agora, na plenitude da Perfeição divina. "Nele vivemos, nos movimentamos, e temos o nosso ser." (Atos 17:28). Não devemos nos resignar diante de quaisquer aparentes limitações! Precisamos nos sentir divinamente plenificados, em todos os sentidos, exatamente aqui e agora! Somente existe O AGORA! Basta que despertemos para este fato. Jamais adie o seu bem. Jamais espere que Deus venha, futuramente, preencher alguma lacuna em sua vida.

VOCÊ É, AGORA, TUDO AQUILO QUE DEUS É! DEUS É TUDO! DEUS SE EXPRESSA COMO TUDO! VOCÊ É A EXPRESSÃO VIVA DO PRÓPRIO DEUS! Eis por que Cristo disse: "Eu e o Pai somos um".

Cont...

[caminhoinfinito.jpg]

Nenhum comentário: