"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quarta-feira, setembro 24, 2014

A "desintegração" da Ilusão

 Capítulo 10 

A "DESINTEGRAÇÃO" DA ILUSÃO

Todo o universo é infinitamente perfeito agora. Todos os seres já são infinitamente perfeitos agora. Todos os acontecimentos estão se manifestando em harmonia perfeita agora. Só existe o universo espiritual perfeito. Só existe o agora. Nada há para ser corrigido ou melhorado.


A base da "cura espiritual"  está no seguinte princípio: já estamos vivendo num universo espiritual perfeito, e somos todos, exatamente agora, aquilo que Deus é, tudo que Deus é e somente o que Deus é, pois Deus, sendo Onipresença, aparece COMO este universo inteiro e COMO cada manifestação nele contida.

Já vimos que tudo aquilo possível de ser percebido pela mente humana é uma ILUSÃO. Assim, não cabe a nós "estudar a Verdade a fim de nos livrarmos da ilusão". Nosso estudo tem por objetivo este ponto básico, isto é, se nos mantivermos no reconhecimento de que Deus está aparecendo COMO o nosso ser e COMO todo o universo em que estamos, a ilusão deixará de parecer existir. Precisamos nos aprofundar mais no sentido da palavra "ilusão". Se aquilo que percebemos com a mente humana é ilusão, isso quer dizer que não precisamos fazer coisa alguma para "desintegrarmos" tal ilusão. Porém, é exatamente neste ponto que precisamos prestar muita atenção: a Consciência espiritual, a nossa Consciência divina, somente capta a Realidade. Para a nossa Consciência, não existe ilusão, bem como não existe desintegração da ilusão. A nossa Consciência Individual, ou Cristo-Consciência, capta o universo e seus habitantes exatamente como de fato são exatamente agora: PERFEITOS! A ilusão somente pode ser admitida pela mente humana. Sim, ela pode ser admitida, apesar de não existir, assim como um acontecimento pode ser admitido como existente pela mente de quem dorme, durante um sonho, mas que se mostra como inexistente tão logo ele desperte. Seria necessário aquele despertar para "desintegrar" o acontecimento do sonho? Não! Tal "acontecimento" jamais esteve existindo! Porém, sua falsa existência lhe era atribuída pela "mente-em-sonho".

Também "este mundo", captado pela mente humana, é um sonho: "o sonho de Adão", este suposto "homem feito de barro" inventado pela mente ilusória. A Consciência Espiritual não desintegra este "homem de barro", não tenta melhorá-lo nem fazer com que ele se aperfeiçoe ou evolua. A Consciência Espiritual vê o homem "à imagem e semelhança de Deus", pois é esta nossa real e eterna natureza. Exatamente no ponto em que a mente humana mostrava um "carpinteiro de Nazaré", chamado Jesus, a Consciência Espiritual revelava a Onipresença Divina Individualizada: o Cristo! "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do espírito é espírito."

O problema surge quando o estudante da Verdade começa a reconhecer a sua real natureza, bem com a real natureza do universo -- natureza espiritual --, e persiste em dar aberturas à ilusória mente humana, por se mostrar curioso em saber "quando virá a melhoria da aparência", "o que era a ilusão", "por que a situação melhorou? Ou piorou? ou não mudou?, etc. ESTA É A ARMADILHA! Ele nem percebe que voltou a "sonhar", ou seja, que "reassumiu o antigo "julgamento segundo as aparências" , voltando a avaliar a si, e ao universo, segundo os padrões materiais da mente humana. Em suma, ele abandonou, talvez inconscientemente, a própria base do estudo de que "já estamos vivendo num perfeito universo espiritual" e que, em vista da Onipresença divina, "já somos tudo aquilo que Deus é".

Este retorno ao dualismo, de início, é normal e não deve ser visto como elemento desanimador. Com a prática persistente, os princípios revelados irão se firmando cada vez mais, e a atuação hipnótica das crenças ilusórias irá se reduzindo à mesma proporção. Assim, com naturalidade, a revelação da real identidade virá a cada um, quando, desse modo, será percebido que "jamais existiu realmente um estudante da Verdade".

Não existem verdadeiramente  mestre e discípulo. Tanto um como outro são personagens do "cinema coletivo" aceito pela mente humana. Buda disse: "Seres animados, seres inanimados, seres com sensibilidade, seres desprovidos de sensibilidade, cada qual já é iluminado." A mesma visão foi a de Jesus, ao dizer aos discípulos: "Sois a luz do mundo". Mas jamais esse tipo de reconhecimento virá de uma "mente humana evoluída". Ele somente virá mediante a VISÃO ESPIRITUAL, capaz de discernir o Universo espiritual em que já vivemos, e, conseqüentemente, o NADA que "constitui" a ilusória mente humana.

Como vimos, a Consciência Espiritual somente vê a Realidade. Será que, com isso, ela "desfará" a ILUSÃO? Jamais! A Consciência Espiritual somente vê a Realidade, e isso é tudo. Não houve, não há nem jamais haverá ilusão a ser desfeita! Se alguém assim pensou, isto apenas comprova a presença de vestígios de seu envolvimento com a mente humana e seus conceitos. ILUSÃO, como o próprio nome diz, é NADA!

Quando nos compenetramos de que "este mundo", assim como nos mostra a ilusória mente humana, é meramente um quadro irreal, de natureza hipnótica, criamos a receptividade ideal para discernirmos a Realidade.

Joel S. Goldsmith costuma citar, em suas obras, o caso de um hipnotizador que fazia com que a pessoa acreditasse na presença de um cão no palco, quando então pedia a ela que o expulsasse dali. E, para diversão de todos, a pessoa realmente se esforçava para expulsá-lo do palco, como se verdadeiramente o cão ali estivesse. Mas o cão não estava no palco: estava na mente iludida da pessoa: estava "existindo" unicamente para ela, enquanto a sugestão hipnótica perdurava.

Qual era a natureza daquele cão? Uma ILUSÃO! Apenas uma APARÊNCIA. Para um praticista de cura espiritual, TODO O MUNDO VISÍVEL é reconhecido como "imagem mental ilusória", isenta de qualquer poder real, cuja capacidade de atuação sobre nós é NULA, se assim o reconhecermos. Se, pelo contrário, dermos crédito a ela, sua "ação sobre nós" será ilusória de forma idêntica à ação do cão sobre a pessoa hipnotizada para acreditar realmente em sua existência.

Quando reconhecemos a Verdade, concomitantemente a ILUSÃO "se desfaz". Esta é uma maneira até imprópria de expressarmos o mecanismo, uma vez que "aquilo que não existe não pode se desfazer". Nosso objetivo, quando empregamos estas palavras, é fazer com que o leitor capte intuitivamente este tema, pois os assuntos espirituais não podem ser tratados com sucesso intelectualmente.

Suponhamos que alguém de nós se aproxime relatando algum problema de doença. A doença não será o foco de nossa atenção, seja ela qual for. Não iremos tentar convencer ninguém de que "doença não existe". Iremos, instantaneamente, reconhecer internamente que, apesar de invisível, Deus é TUDO QUE EXISTE. O nosso "autotratamento" se prende exclusivamente à TOTALIDADE DIVINA, pois, como já vimos, a ILUSÃO tem o seu NADA revelado concomitantemente com o radical reconhecimento constante da TOTALIDADE DE DEUS.

Todo o nosso trabalho se dá no INVISÍVEL, pois INVISÍVEL é o Universo perfeito em que estamos, e INVISÍVEIS somos todos nós, habitantes perfeitos e iluminados deste mesmo Universo.

O praticista espiritual permanece SEMPRE transcendente às aparências do mundo visível, sem se preocupar se a "aparência" está melhorando, piorando ou se mantendo da mesma forma. Não temos a revelação de que "o Meu reino não é deste mundo"?

Assimilemos bem este ponto: não existe ILUSÃO; portanto, não existe "desintegração da ilusão". Analisemos com profundidade o que parece óbvio: a ilusão é uma ILUSÃO! Somente existe O INVISÍVEL; TODO PODER É INVISÍVEL! O EU SOU INVISÍVEL!

OBS: Estes princípios, apenas lidos, não têm valor algum! São Verdades profundas e eternas, mas que exigirão recolhimento interno, quietude, contemplação e percepção, além de total receptividade à sua manifestação.

Cont...

[caminhoinfinito.jpg]

Nenhum comentário: