"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Assim se identificam o Budismo e o Cristianismo - 1/11


Masaharu Taniguchi


"Quando se expressam os ensinamentos de Buda por meio dos três carmas (*Obs: Três carmas = ações corporais, verbais e mentais) e se entrega à concentração mental, todo o Universo alcança o despertar." (Mestre zen-budista Dogen)

"Quando se conscientiza que a Imagem Verdadeira da Vida é harmônica e perfeita por si só, passa a atuar a força curativa da Grande Vida, e ocorre a cura metafísica." (A Verdade da Vida, vol. 1, "Introdução")

"Porque àquele que tem lhe será dado (ainda mais), e terá em abundância; mas àquele que não tem, até o que tem lhe será tirado." (Mateus 13:12)

A Bíblia e as escrituras budistas são fonte de infinita inspiração. Observando-as superficialmente, parece que elas são cheias de sofismas e máximas. Porém, se as abrirmos com a chave da sabedoria divina, teremos revelações divinas que brotam fluentemente.

"Aquele que tem" significa aquele que conscientizou que já tem. Todo ser humano já possui provisão inesgotável. A isso se refere A Verdade da Vida, vol. 1, com a expressão "harmônica e perfeita por natureza". E o budismo se refere ao mesmo fato com a expressão "originariamente puro", "todos os seres possuem natureza búdica" ou "já está realizado como Buda, assim mesmo como é".

A expressão "todos os seres possuem natureza búdica" quer dizer que todos os seres humanos e todos os seres viventes possuem, sem exceção, natureza búdica. E essa natureza búdica é essencialmente pura, isenta de pecado, harmônica e perfeita. A isso se diz "harmônica e perfeita por natureza" na Seicho-No-Ie. Já que a natureza própria do ser humano é a harmônica e perfeita, não há como ele adoecer; ele já possui o infinito bem, já possui a infinita perfeição, já é dotado de infinita harmonia. Mas muitas pessoas não se conscientizam disso. Referindo-se a essas pessoas, a Bíblia diz "aquele que não tem". Mesmo possuindo, se a pessoa não se conscientiza disso, é como se não possuísse. O ser humano possui a Vida de Deus (Vida de Buda) e, portanto, já é harmônico e perfeito, sendo-lhe impossível adoecer. Porém, se ele não conscientiza que a possui, é como se não a possuísse. Alguém assim fica com a força vital diminuída ("àquele que não tem, até o que tem será tirado"). Ao contrário disso, quem sabe que a sua Vida é Vida de Deus e, portanto, harmônica e perfeita, terá a sua força vital ainda mais revigorada. Isto é, "àquele que tem lhe será dado ainda mais e terá em abundância".

"Se você, caro leitor, busca a saúde absoluta, precisa conhecer o segredo da saúde absoluta, que consiste em saber que você é absolutamente saudável. Acredite agora que a sua Vida é Vida de Deus, é absolutamente saudável. Acredite e aja como pessoa absolutamente saudável. Então você se tornará absolutamente saudável; se estiver doente, curar-se-á naturalmente. Os milagres de Jesus Cristo comprovam esta Verdade." (A Verdade da Vida, vol. 7)

"E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de  uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou a orla da veste; porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem com ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquele instante a mulher ficou sã." (Mateus 5: 20-22)

Esse milagre extraordinário se efetivou devido, em primeiro lugar, à fé da paciente, como disse Jesus: "A tua fé te salvou". E essa fé se tornou uma força concreta e completou a cura divina devido ao poder da palavra: "Tem bom ânimo, filha".

Outrora, quando o dr. Kaishiro Manabe, catedrático do Hospital da Universidade Imperial, clinicava nesse Hospital, uma anciã do interior, atraída pela fama desse médico, foi buscar uma solução para a sua doença de difícil cura. O dr. Manabe examinou-a como de praxe e deu-lhe a receita, dizendo: "Tome isto, dividindo-o em dez dias, que a senhora ficará curada". Aproximadamente um mês depois, a anciã foi amavelmente a Tóquio agradecer ao catedrático: "Doutor, graças ao senhor, estou completamente curada". O dr. Manabe disse então: "Aquele remédio é muito eficaz, não é mesmo?". Ao que a anciã respondeu: "Sim, doutor, aquele papel que o senhor me deu, eu o piquei em dez pedaços e os tomei em dez dias. Realmente, foi muito eficaz", e agradeceu muito.

Essa anciã, em vez de tomar o remédio receitado, tomou o papel da receita e ficou curada. Realmente, "a sua fé a salvou". Mas o que despertou a sua fé foi o poder da palavra do catedrático: "Tome isto, que a senhora ficará curada". A receita ou a orla da veste serviram como meio para fortalecer a fé.

O ser humano se torna saudável pelo poder da palavra porque a essência do ser humano é a própria saúde. Mas a própria saúde, que está alojada por natureza no ser humano, não se manifesta para quem não se conscientiza disso. Esta é a verdade segundo a qual "aquele que não tem, até o que tem lhe será tirado". Tendo-se a convicção de saúde, essa convicção se manifesta externamente, promovendo a saúde. Esta é a Verdade segundo a qual "àquele que tem lhe será dado ainda mais".

Cristo disse: "Tem bom ânimo". Ter bom ânimo – essa é a atitude mental máxima e mais eficaz para curar a doença. Desejar a saúde com a mente cheia de preocupação e medo é o mesmo que colocar uma grande pedra sobre o gramado e desejar que a grama cresça.

A Vida do ser humano é harmônica e perfeita por natureza, mas, se essa perfeição não se manifesta, é porque está coberta de sujeira chamada ilusão mental. Entre as ilusões mentais, as que constituem maior sujeira são a preocupação e o temor. Muitas pessoas estão encurtando a sua vida terrena com a preocupação e o temor. Estes podem ser eliminados pelas palavras da Verdade. As palavras de Jesus Cristo e as palavras contidas nas publicações que falam da Verdade têm grande eficácia para eliminá-los. Existem inúmeros exemplos de pessoas que se curaram simplesmente lendo os livros da Ciência Cristã dos Estados Unidos ou os livros da coleção A Verdade da Vida. Isso ocorre porque esses livros pregam de diversos ângulos, utilizando eloquentemente o poder da palavra, a Verdade de que o ser humano é filho de Deus, e a doença não existe originariamente, e consequentemente é varrida a crença ilusória de que "a doença existe", desaparece o temor, some a preocupação e, assim como a lua cheia clareia quando desaparecem as nuvens, manifesta-se claramente a perfeição da Imagem Verdadeira (Jissô) do ser humano.

Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que era muito bom. (Gênesis 1:31)

Se a lua cheia clareia majestosamente após desaparecerem as nuvens, é porque ela existe. Se o ser humano torna-se saudável quando desperta da ilusão de temos e preocupação, é porque ele é originariamente saudável. O monge Saigyô diz em seus versos:

Não pense que a lua nasce
depois que a nuvem desaparece;
a Lua sempre no céu permanece.

Não é após a cura da doença que a saúde aparece; originariamente, a Imagem Verdadeira do ser humano é saudável; por isso, a saúde aparece quando se retira a ilusão. A função de todas as religiões consiste em fazer o ser humano conscientizar a sua saudável Imagem Verdadeira (Jissô), que é o próprio Deus, o próprio Buda.
Cont...


Do livro "A Verdade da Vida, vol. 39", pp.89-94

Nenhum comentário: