"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, abril 29, 2019

A Arte da Meditação - 13


A ARTE DA MEDITAÇÃO
(Joel S. Goldsmith)

Capítulo 13 - NÃO TEMAS 

“Não temas porque eu estou contigo; não te desencaminharão porque Eu Sou teu Deus. Eu te confortarei e auxiliarei e a destra do meu justo te ampara”. (Isaías 41:10)

Nesse estado de quietude o poder da Graça nos permeia e a Presença de Deus flui em expressão imediata como nossa experiência. Recebemos a dádiva de Deus sem trabalho, sem esforço, sem afetação. 

Confiantes, tranqüilos, permitamos que Deus Se revele, Se exprima. Permitamos que Deus viva nossas vidas, que não haja mais “Eu” e “vós” separados do Pai. 

Em união consciente com Deus a mente repousa. Já não se preocupa com os problemas do “hoje” e do “amanhã”, porque a união da alma com Deus, a conscientização de Deus, revela-o como satisfação de toda necessidade, mesmo antes que essa apareça. Preocupações, receio e dúvida desvanecem e resplandece o verdadeiro significado das palavras “Não temas”. 

Em união consciente com Deus, a Mente Divina funciona como nossa mente, nossa experiência, nossa vida. Então, a mente humana sossega e executa suas funções como veículo do Saber. 

Esse estado de repouso é a mente interior jamais atingida no mundo das facticidades. Mesmo um pensamento, um conceito, sobre a verdade é uma facticidade, motivo por que muitas vezes não conduz à paz, dedicar a mente à repetição de julgamentos estereotipados sobre Deus é uma atitude vã porque Deus é o princípio Creador e só pode ser conhecido quando a mente humana está em silêncio. Não são os pensamentos sobre Deus que resultam em graças. 

Deus é a consciência do ser individual e o Infinito é a medida desse Ser. Nada vos pode ser acrescentado, nada vos pode ser tirado, nenhum bem pode vir a vós, nenhum mal pode alcançar-vos. 

Toda a infinitude do bem está dentro do próprio ser. “Filho, estás sempre comigo; tudo o que tenho é Teu”. Tudo o que Deus é já está confirmado dentro de ti; és aquele ponto na Consciência, através do qual se revela a natureza infinita de Deus. 

Contudo, o bem não pode fluir para ti. Ele se expressa de dentro e flui sobre os que se apercebem de tua consciente certeza da verdade. 

É necessário apenas refrear o pensamento, abandonar toda idéia de angústia e temor; é necessário ficar tranqüilo. Tranqüiliza-te e sabe, na quietude e na confiança está tua força, tua paz, firmeza e segurança; não nos abrigos contra bombas nem nas contas bancárias, mas em Teu Reino, em Tua Paz. 

Nessa quietude, nessa confiança, residem repouso, proteção, cooperação, cuidado e segurança. “Não temas. Eu estou contigo e ficarei até o fim do mundo. Deixa tua carga aos meus pés, solta teu fardo na certeza de que todo o bem está incorporado, abrangente dentro de teu próprio ser. Jamais te deixarei, nunca te abandonarei. Se instalares teu lar no inferno, lá estarei contigo; se vagares pelo vale da sombra e da morte estarei contigo; apenas vagueia sem buscar, quieto, confiante, seguro. Não há paz, não há descanso para os que buscam fora do teu próprio ser. O Reino de Deus está dentro de ti; aceita meu Reino e tranqüiliza-te. Ouve minha promessa: Agora, não amanhã, és filho de Deus; és meu herdeiro juntamente com o Cristo de todas as riquezas celestiais; agora, não amanhã, não ontem. Nada existe para ser conseguido, nem há pesar pelo “ontem”. Há somente esta vivência agora, este instante de repouso em Mim, de confiança em Mim”. 

Todo poder está instituído dentro de vós; não depositeis vossa fé, não tenhais confiança em príncipes, potentosos que sejam. Não temais o que for creado; confiai no Creador. Acaso a creação significará para vós, mais que o Creador? Temeis o que Deus creou? Há outro creador além de Deus e outra creação separada Dele? Não temais o que o homem possa pensar, dizer, fazer, não vos atemorizeis com os inventos da mente humana. 

Os pensamentos dos homens não são Meus pensamentos, disse o Senhor. Não espereis bênçãos, nem temais maldição de pensamentos humanos; o mal que os homens praticam não se eleva além deles mesmos, pois todo mal é autodestruidor. Destrói aquele que o engendra, jamais aquele para quem foi planejado. 

O mal somente é poder para aqueles que lhe conferem poder; de si mesmo não tem mais poder do que a sombra em uma parede. 

Se acreditardes que outros podem ofender-vos e que podeis ofender os outros, sofrereis; não pelo que vos fizeram, nem pelo que parte de vossa própria consciência. O dano sobrevém não dos outros, mas de vós mesmos, pois vós vos extraviastes da Verdade. Abandonai a crença de que o bem ou o mal podem acontecer-vos. Não temais pensamentos ou atos dirigidos contra vós ou contra alguém; não temais quem quer que seja, sobretudo não vos melindreis, não odieis ninguém, pois terríveis são as cadeias do ódio. Deveis compenetrar-vos de que o mal atinge somente a quem o perpetra, que vossa resposta seja sempre compaixão. 

O bem que acaso façais pode ser mal compreendido, considerado fraqueza; que isso não vos preocupe. Não tendes obrigação de provar, nem tendes mesmo o que provar. Deixai que o mundo mantenha seus próprios conceitos sobre Deus, sobre o homem, a religião e a oração. 

“Abençoai os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam, orai por aqueles que maldosamente vos maltratam e vos perseguem”. Orai para que lhes advenha o despertar; nunca os temais, nem manifesteis ressentimento. Nenhum bem vos pode advir, pois já estais nele estabelecido; nenhum mal vos pode perturbar, pois Deus é a medida do vosso bem, a Infinitude de vossa consciência, a pureza de vossa alma. Nada existe fora de vossa própria consciência, se nela não houver mal, não haverá mal operando no mundo. Como podereis determinar se o mal opera em vossa consciência? Aceitais ou reconheceis a presença de um poder à parte de Deus? No caso positivo, o mal existe em vós. Tendes algo a odiar, temer ou por que vos melindrar? Então, estais vendo uma imagem creada dentro de vós mesmos. Ódio, ressentimentos, medos, são apenas invenções do pensamento, resultado de imagens creadas, desprovidas de poder, presença, realidade. Deus é o Creador, Substância e Lei de vossa consciência; o mal nada mais é do que sugestão ou tentação de aceitar outro Creador separado de Deus. Essa sugestão ou tentação deve ser por vós dirigida, até alcançares aquele ponto de quietude em que o Mundo de Deus habite em vós e vós habiteis na consciência da verdade. 

Firmai-vos na convicção de que Deus é o Poder único e verificareis que todas as bênçãos emanam dessa verdade mantida em vossa consciência. Habitai no Reino de Deus estabelecido na Terra; habitai na verdade de que o vosso nome está escrito nos Céus, que sois filhos de Deus, imagem e semelhança do Seu Divino Ser, manifestação de Sua Glória. 

“Eu vim para que eles tivessem vida e a tivessem mais abundante”. Que vossa oração não seja ansiosa, que seja isenta de palavras, pensamentos ou desejos. 

O Espírito da Verdade, o Confortador, jamais vos abandonará, ainda que obstrua todo canal do bem, o Confortador é uma atividade de Deus dentro de vossa própria consciência; como tal integra vosso ser, na proporção de vossa integridade, lealdade, fidelidade. Ele está dentro de vós. “Paz, tranqüiliza-te”, em todas as tempestades de fora, em todos os distúrbios de dentro. Abri a porta de vossa consciência e deixai-O falar; permiti que o Confortador seja vossa própria segurança, vossa provisão, vossa saúde, a harmonia de vosso lar, a paz de vossa vida interior. Viver uma vida espiritual significa habitar na atmosfera do absoluto destemor, indiferente às circunstâncias, “Sede fortes, corajosos, não temais, pois Deus vosso Senhor está convosco. Não vos deixará, não vos abandonará... Ele é o nosso Eu, não temais”. 

Essa é a maior verdade curativa revelada na consciência humana. Para os discípulos, uma tempestade acarretará desastre e morte, mas o Mestre viu somente a oportunidade de serená-los com estas palavras confortadoras: “SOU EU, não temais”. 

Essa mesma confiança permitiu Jesus, frente a Pilatos, dizer: “Não terias poder algum sobre mim, se não te fosse dado do alto”. Foi esse mesmo Poder em José que o fez dizer aos irmãos: “Não fostes vós que me mandastes para aqui, foi Deus... Deus mandou-me antes de vós para preservar-nos a vida”. 

As circunstâncias que vos cercam podem parecer-vos atordoadoras e iminente o desastre, mas Cristo diz: “Sou Eu, não temais”. Tem Deus estranhos caminhos para atrair-vos a Ele; às vezes o que surge como desastre e dissolução de tudo o que parecia mais precioso é o estímulo de vosso despertar para a vida espiritual. 

Jamais considereis uma contrariedade temporária como malogro, falta de demonstração ou compreensão espiritual. Não foi falta de visão espiritual que impeliu Moisés e os hebreus para a experiência do deserto, foi Deus, conduzindo-os a uma compreensão mais elevada do bem. Não foi falta de visão que lançou Elias à solidão, onde faminto, foi servido por corvos que lhe trouxeram alimentos. Era Deus demonstrando a Elias que restaram sete mil que não dobraram seus joelhos ante Baal e que mesmo no ermo “estou Eu contigo apto a armar uma mesa a tua frente, na presença de seus inimigos”. Não foi malogro que impeliu Jesus aos píncaros de um monte para ali ser tentado pelo “diabo”, ou que o levou ao deserto sem alimentos. Foi um meio divino de revelar que não deve o homem estar à cata de provas, nem viver pelo pão somente, mas por toda palavra que procede da boca de Deus (toda energia que sai da Fonte do Infinito – Rohden). Não foi por insucesso que o Mestre foi pregado na cruz, que Pedro e Silas foram encarcerados, que uma víbora subiu na mão de Paulo. Não, foram oportunidades provocadas por Deus para provar a nulidade de tudo o que o mundo chama poder mortífero do mal. 

Jamais considereis as discórdias do vosso lar como aspectos resultantes da falta de compreensão, considereis antes como oportunidades ou circunstâncias que desaparecerão quando já não forem necessárias. Como estímulo para vosso aperfeiçoamento espiritual. Examinai corajosamente toda pessoa ou circunstância que lhes parecer danosa ou destrutiva; em silêncio enfrentai destemidamente a situação e descobrireis que, uma e outra, nada mais são do que imagens de vosso próprio pensamento. 

Reconhecei Deus como a Alma de todas as pessoas e a Atividade em todas as situações. 

Não temais aquilo que o pensamento mortal possa elocubrar ou fazer, uma vez que o pensamento mortal é autodestruidor. Sois o templo do Deus vivo e Deus está em Seu templo sagrado agora. Vossa vida, vossa alma, vossa mente, é habitação da Verdade e se habitais nessa Verdade e permitis que ela habite em vós, nenhum mal acontecerá em vossa habitação. Não temas, mantém a confiança no Reino de Deus. Jamais te deixarei, nunca te abandonarei. Por que toda essa luta? Estou no centro de ti, mais próximo que a respiração, mais perto do que as mãos e os pés. Por que lutar como se tivesses de procurar-Me e buscar-Me? Jamais te deixarei, jamais te abandonarei. Eu te darei água; não te agites, não lutes. Simplesmente, tranqüiliza-te e deixa-Me alimentar-te. Não tentes viver pelo pão, vive por toda palavra, toda promessa da Escritura que se cumpre em ti. Assim como Eu estava em Moisés, estarei também em ti. Tem fé e te darei o maná oculto, invisível ao mundo, incomparável com o senso comum, indefinível ao entendimento humano, oculto nas profundezas do teu próprio ser. Eu tenho o alimento que o mundo desconhece; se Me pedires eu te darei. Renuncia a tua dependência e confiança em pessoas, circunstâncias e Condições. Abisma-te dentro de ti; lá está um alimento que o mundo ignora, lá estão ocultos mananciais de água e maná, tudo incorporado ao teu próprio ser. Elimina o medo, aniquila a dúvida, descansa em Meu Seio, em Meus Braços, em Meu Amor. Acredita, confia em Mim. Não temas.


Nenhum comentário: