"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, março 28, 2019

A Arte da Meditação - 6


A ARTE DA MEDITAÇÃO
(Joel S. Goldsmith)

Capítulo 6 - A TERRA É DO SENHOR

“Do Senhor é a terra e tudo o que ela encerra, a redondeza da terra e os que nela habitam”. (Salmos 24:1)

“Quando contemplo os Teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que Tu creaste, exclamo: Que é o homem para Te lembrares dele? Tu o fizeste pouco inferior aos anjos e o coroaste de glória e de honra”. (Salmos 8:3-6)

Na contemplação do universo a mente centraliza-se em Deus; testemunhamos Sua Glória, quando serenamente observamos Sua atividade na terra. 

A prática dessa forma de meditação, dia após dia, conduz-nos a um estado de consciência em que o pensamento se dilui e finalmente cessa. 

Num desses dias, enquanto estivermos nessa observação da Atividade de Deus, ocorrerá um segundo silêncio, sem pensamento de qualquer natureza.

Neste curto período, a Atividade ou Presença se tornará conhecida por nós, a partir de então, verificaremos que “Deus está mais perto do que a respiração e que o Reino de Deus está dentro de nós”. 

Consoante a tranqüilidade de nossa consciência, o Espírito de Deus passará a agir também, constantemente, na creação do nosso mundo de formas, circunjacentes. Vim a esta hora sossegada para contemplar Deus e as coisas de Deus. 

Toda bênção vertida sobre a terra é emanação, expressão de Deus ou de Sua lei. 

O sol que nos aquece, a chuva que alimenta as plantas, as árvores, as estrelas, as marés e a lua que desempenham funções e surgem para o homem como bênçãos divinas. 

Não é casualmente que o sol fica suspenso nos céus milhões de milhas distante da terra, distância necessária para, equilibradamente, fornecer-nos calor e frio. Realmente é Deus a Inteligência deste Universo, uma Inteligência plena de amor e sabedoria. 

O sol, a lua e as estrelas movem-se em suas respectivas órbitas, de acordo com o plano divino que torna a lua e as estrelas visíveis à noite e durante o dia nos proporciona a luz do sol. 

Deus é a fonte de tudo que existe. Seu amor se evidencia no fato de que, antes de o homem aparecer na terra, já aqui existia o necessário para o seu crescimento, desenvolvimento e bem estar. 

Mesmo os minerais foram destinados a serem aproveitados pelo homem – os métodos naturais que formaram o ferro, o petróleo, o ouro, o urânio, são métodos de Deus. 

Milhões de anos antes, Ele sabia que esses minerais seriam indispensáveis na época presente de industrialização, por isso durante milênios foram tomando forma no solo. Há milhões de anos, Deus deve ter previsto os bilhões de habitantes que a terra abrigaria: por isso creou solos férteis em que crescessem Árvores, arbustos, flores, frutos e outros vegetais. 

E Deus disse: “Produza a terra erva verde e que dê semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo sua espécie e que a semente esteja nelas mesmas, sobre a terra”. 

Deus encheu os mares de alimentos ainda não extraídos que, um dia, poderão sustentar nações. E disse também: “Produzam as águas em abundância, animais viventes”, e os abençoou dizendo: “Crescei e multiplicai e enchei as águas do mar”. Tudo isso são dádivas de Deus ao homem. 

Contemplo Deus em todas as coisas, especialmente em Sua Lei e em Seu amor. Deus ama os peixes do mar e cuida deles, ama os pássaros no ar e provê seu alimento e propagação; Deus produz as brisas suaves e refrigerantes. Deus me ama e provou esse amor, encarnado como “EU”, Seu próprio Ser, Sua própria Vida, Sua própria Sabedoria. 

Preciso apenas obedecer a Lei de um Poder Único e a Lei do Amor e o resto será dado de acréscimo. São presentes invaliáveis de Deus. As coisas de Deus são minhas, doadas livremente, na proporção do meu reconhecimento de Deus como Sua Fonte.

Ele é o grande Doador do Universo, conferindo a tudo o Seu amor, Sua inteligência, Sua sabedoria, Sua orientação e Sua Força. 

Contemplando as maravilhas de Deus, já existentes, estamos testemunhando e reconhecendo Sua Graça que providenciou todos esses bens sem que nós os pedíssemos. Somos testemunha de Sua Atividade na terra. 

À noite, olhando o céu estrelado, ninguém se preocupa com o nascimento do sol, nenhum de nós se angustia a rezar para que ele desponte na manhã seguinte. 

Amanhã à noite, a lua e as estrelas continuarão a mover-se em suas órbitas e duas vezes, nas vinte e quatro horas, as marés terão enchentes e vazantes. 

Deus não solicita informações, sugestões ou súplicas no que respeita ao governo de Seu Universo. Preces, petições, súplicas, não alterarão Sua Lei. Seu trabalho está feito, Sua Lei está em exercício. 

Contemplando as maravilhas do Universo de Deus, transcendemos o desejo de pedir-lhe algo; tal contemplação nos leva à altura da visão do salmista: “a Terra é do Senhor com toda sua abundância”. 

Captamos essa visão num passeio sossegado, na solidão de um parque, de uma praça, lago ou rio. Levantamos os olhos para as colinas, as montanhas e contemplamos somente o que Deus contempla, e conhecemos o que Deus conhece. 

Tudo o que exalta nossa consciência acima do clangor dos sentidos e dos tumultos deste mundo, leva-nos à presença de Deus; nós a encontramos quando atingimos as altitudes divinas da inspiração. DEUS É PROFUNDO SILÊNCIO, A SUPREMA QUIETUDE DE TUDO QUE É HUMANO. 

Quando pela visão espiritual superamos as aparências, tudo o que contemplamos neste mundo atesta a Glória, a Atividade, a Lei, o Amor de Deus por seus filhos. Céus e terra para nós foram feitos, sobre eles nos foi dado domínio: “Tu o fizeste para dominar o trabalho de Tuas mãos; puseste todas as coisas debaixo de Teus pés...” somos a mais excelsa creação de Deus; DEUS a ALMA deste universo se manifesta em expressão individual como “eu” e como “tu”.


Nenhum comentário: