"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, novembro 08, 2018

O Poder e a Sabedoria da Cabala - 9/10

- Rav Yehuda Berg -


O PACTO DE FAUSTO

Quando as coisas começam a correr muito bem, podemos cair na armadilha de acreditar que os bons tempos nunca irão terminar. Ficamos arrogantes. Passamos a crer que somos infalíveis.

A Cabala nos ensina que a Luz vem de duas fontes — do Criador e do Satan. Lembre-se, a Luz do Criador é uma chama eterna. A Luz do Satan é o clarão brilhante de uma banana de dinamite. Quando aspiramos pelo sucesso através do comportamento reativo, o nosso sucesso vem do Satan. Quanto mais reativos nós somos, mais sucesso geramos — por um preço!

De acordo com a Cabala, o mito faustiano da venda da alma ao Diabo está muito próximo da verdade. O princípio faustiano está em ação quase todos os dias: Seja reativo e o Satan lhe dará Luz, ainda que temporariamente. Quando a Luz é retirada, o Satan consegue receber a verdadeira Luz do Criador. Você fica com o caos, depois que a dinamite explode.

Os ensinamentos da Cabala mostram que o Satan nos pagará bem durante algum tempo, unicamente para nos manter num estado mental reativo. Em outras palavras, ele simplesmente nos dá uma banana de dinamite com um pavio (tempo) extra longo, de tal forma que a ilusão de sucesso e de Luz dure mais. Quando estamos voando alto, acreditamos ser brilhantes orquestradores de nosso próprio sucesso. Nossos egos são inflados até terem o tamanho de um balão da Goodyear, com a mesma quantidade de ar quente. E quando menos esperamos, ele esvazia.


ESCRAVIDÃO

Quase todo mundo conhece a história bíblica do Êxodo. Mas a maioria das pessoas, incluindo a maior parte dos rabinos e padres, não reconhece a significação espiritual oculta dessa história e a sua clara importância em nossas vidas.

A história nos conta que os israelitas estavam na servidão no Egito há 400 anos. Eram escravos e filhos de escravos, mantidos prisioneiros pelo cruel Faraó, o rei do Egito. Veio então um grande líder com o nome de Moisés, que, numa missão de Deus, ganhou a liberdade de seu povo. Moisés liderou os antigos escravos numa longa e árdua jornada, que incluiu o famoso desvio através do Mar Vermelho, até o topo do Monte Sinai para um encontro com o destino.

Mas aqui está a parte interessante. Os israelitas estavam sentindo o gosto da liberdade pela primeira vez em séculos, e mesmo assim, conseguiram reclamar, se queixar e resmungar no primeiro momento quente e difícil no deserto. Chegaram a ponto de implorar a Moisés que os levasse de volta ao Egito! Rabi Isaac Luria, o eminente cabalista da Renascença, revelou que esta história inteira é um código. Egito é um código para o ego humano e a natureza incessantemente reativa da humanidade. Esta é, na verdade, a mais antiga relação senhor - escravo da Criação.

Todos nós somos mantidos escravos de nossos desejos reativos. Nossos egos, e o Satan que os controla, são nossos verdadeiros chefes — e ele é tão bom em seu trabalho que a maioria de nós nem ao menos percebe que estamos na escravidão.

Estamos escravizados pelo mundo físico ao nosso redor. Somos mantidos prisioneiros por nossas carreiras, relacionamentos, temores e ansiedades. Somos encarcerados pela necessidade desesperada de ser aceitos pelas outras pessoas. Qualquer aspecto de nossas naturezas que nos controla é o Egito. Mas através da consciência de que ainda estamos aprisionados no Egito, podemos nos apoderar da chave que abre as trancas dos cadeados.

Este é o verdadeiro poder espiritual que a Cabala nos da. É o poder de ficar livres de nós mesmos.


O PODER DA CERTEZA

Fugindo dos egípcios, os israelitas foram encurralados nas margens do Mar Vermelho. 0 Faraó e o seu exército os perseguiam, empenhados em aniquilá-los totalmente. De repente o Mar Vermelho se abriu, produzindo duas paredes maciças de água que alcançavam até o céu. De acordo com o Zohar, todas as águas da terra se abriram e se ergueram até os céus. E os israelitas escaparam para a liberdade.

No momento em que o Faraó e seu exército já estavam bem próximos, Moisés tinha apelado para Deus, pedindo ajuda. O Zohar ensina que Deus respondeu com uma misteriosa pergunta: "Por que você está chamando a mim?" Esta pergunta oculta uma profunda verdade espiritual. Deus não abriu o Mar Vermelho! Na verdade, Deus ficou surpreso pelo simples fato de Moisés ter chamado por Ele naquele momento. Mas se o Criador todo-poderoso não abriu as águas, quem o fez?

Muitos milhares de anos depois, uma outra crise aconteceu. Não era uma situação de vida e morte, mas, definitivamente, assim se parecia no momento. Apesar de os nomes terem sido modificados, esta história é verdadeira.

Michael era proprietário de uma organização de vendas diretas, com escritórios por toda a América do Norte. Depois de um dos melhores períodos de vendas de fim de ano na história da companhia, Michael foi para Miami com a esposa e seus filhos para dez dias de férias.

No seu primeiro dia de volta ao trabalho, o contador de Michael entrou em seu escritório. Com um desconforto óbvio, o contador explicou que um dos gerentes de vendas da companhia tinha enviado recibos de depósitos falsos por suas vendas durante as últimas três semanas de dezembro. O dinheiro nunca chegara a entrar na conta bancária da empresa. Pior, este era o seu melhor gerente, com o escritório de melhor desempenho da organização.

"Quanto está faltando?", Michael perguntou.

Seu contador engoliu em seco e disse: "O gerente roubou $105.000.”

Michael encheu um copo de água e tomou um pequeno gole. Como Michael se recorda: "Naquele momento eu tinha uma opção séria a fazer, e tinha que fazê-la depressa. Podia praticar o que tinha aprendido em minhas aulas de Cabala, ou podia jogar tudo pela janela, por causa da grande soma em dinheiro que estava envolvida. Era minha decisão... "

Muito tempo havia se passado desde a abertura do Mar Vermelho até a perda de mais de $100.000 de Michael. Mas foi o conhecimento da Cabala que capacitou tanto os antigos israelitas quanto o cidadão contemporâneo a descobrir soluções impressionantes para as suas dificuldades.


O PRINCÍPIO DA CERTEZA

Naquele momento, Michael tinha uma decisão a tomar. Deveria reagir com medo, pânico e raiva? Ou deveria utilizar o que tinha aprendido nos seus estudos de Cabala — incluindo a lição oculta sobre a abertura do Mar Vermelho — e escolher uma alternativa proativa?

Eis o que Michael tinha aprendido a respeito do aperto que os israelitas passaram quando ficaram à beira da destruição.

Sabemos que os israelitas escaparam. E, sim, o Mar Vermelho (e todas as águas da Terra) de fato se abriram, de forma impressionante. Mas não foi Deus que fez isso.

Quando Deus perguntou a Moisés por que ele o estava chamando, Deus estava indicando que Moisés e os israelitas tinham o poder de abrir o Mar Vermelho sozinhos. Deus estava revelando uma das Leis Espirituais da Vida: Supere a sua própria natureza reativa e os céus responderão e o ajudarão a superar as leis da Mãe Natureza, pois as duas coisas estão intimamente conectadas. Fazer isto requer uma certeza total.

Esta é a interpretação secreta da história.

Os israelitas foram obrigados a entrar dentro das águas do mar e prosseguir com uma certeza total antes que uma única gota de água começasse a se abrir. Era necessário que eles resistissem à incerteza avassaladora que estava impregnada dentro de suas naturezas.

Na realidade, os sábios cabalistas explicam que o Mar Vermelho não se abriu até que as águas atingiram as narinas dos israelitas. E então, quando a água acorreu às suas gargantas, os israelitas abdicaram do controle e demonstraram certeza num resultado positivo. Colocaram suas vidas nas mãos da Luz. Uma fração de segundo depois, estavam respirando ar fresco, quando as águas se partiram e se elevaram aos céus.

Michael também estava prestes a se afogar. Ele olhou para o seu contador e disse: "O gerente não roubou o dinheiro. O dinheiro não desapareceu.”

E então acrescentou: "Você nunca pode perder uma coisa que é de fato sua. Logo, o dinheiro tem que aparecer. Se não aparecer, ele nunca foi meu, desde o início.”

Michael estava injetando proatividade na situação. Ele não iria reagir, qualquer que fosse o resultado. Ele tinha certeza que, qualquer que fosse esse resultado, seria o melhor para a sua compreensão e para o seu crescimento espiritual.

Seu contador também tinha a sua certeza — ele estava seguro de que Michael tinha pirado!

"E eu, devo só esperar aqui sem fazer nada?", o contador gritou. "Não devemos chamar a polícia e começar uma investigação? Estamos tentando gerir uma empresa aqui!"

O contador estava completamente preso na crença de que o dinheiro tinha sido roubado. Levou uma hora até que Michael o convencesse a estar pelo menos um pouco aberto para qualquer outra possibilidade.

"Em primeiro lugar", disse Michael, "eu quero que você aceite a possibilidade de o dinheiro não estar perdido. Em segundo lugar, se estiver perdido, ele nunca foi nosso. Nós o teríamos perdido em algum outro negócio, ou nossos lucros seriam mais baixos no ano que vem pelo mesmo valor, porque nossas vendas cairiam. Em outras palavras, tenha a certeza de que aconteça o que acontecer, é o correto. Temos que ter certeza de que o resultado será o melhor, a partir de uma perspectiva espiritual. Uma vez que tiver este estado mental, proceda, e faça o que você normalmente faria numa situação como esta. "

Apesar de o contador não entender por completo do que Michael estava falando, ele de fato retornou na manhã seguinte com a notícia de que $88. 000 tinham subitamente aparecido num banco em Winnipeg, Manitoba, Canadá.

"Encontramos os cheques", o contador explicou. O gerente não conseguiu retirá-los, e então depositou os cheques, ficando com o dinheiro vivo.

"Não", respondeu Michael. "O gerente não roubou o dinheiro. O dinheiro também vai aparecer. Ninguém pode tomar de você o que é seu por direito. E se ele não aparecer, não era nosso desde o princípio. "

Michael estava mais uma vez fazendo uma tentativa proativa de não ser escravo, ou de não estar sob o controle de qualquer resultado, positivo ou negativo. Conforme veio a se saber, o gerente tinha de fato pretendido roubar o dinheiro. Mas quando chegou na Flórida, alguns dias depois, ele mudou de idéia. Telefonou para Michael e confessou.

"Não existe nenhuma dúvida na minha cabeça de que o conceito cabalístico da certeza desempenhou um papel principal no que aconteceu", disse depois Michael. "Antes de aprender Cabala, eu teria mandado dois sujeitos com tacos de baseball perseguir e capturar o ladrão. Eles provavelmente nunca o teriam encontrado, e eu continuaria sem $100.000. Minha pressão sanguínea teria disparado durante todo este problema sórdido, e eu estaria vivendo uma vida cheia de sentimentos de vingança, de vitimização e de negatividade. Felizmente, estou livre de tudo isto. "

De acordo com muitos ensinamentos espirituais, incluindo a Cabala, a consciência cria a nossa realidade. Aquilo que desejamos é o que recebemos. Se estamos incertos, recebemos a energia da incerteza. Se respondemos a crises com preocupação e pensamento negativo, aumentamos a possibilidade de haver um resultado doloroso.

Mas tudo pode ser bem diferente. Podemos pôr um fim à nossa incerteza e dúvida. Podemos atrapalhar a agenda do Satan. Ao oferecer Resistência, criamos um espaço para a Luz preencher.

Se você quer ver verdadeiros milagres acontecerem, tente fechar os pensamentos de incerteza quanto a resultados positivos. Comece a focar em eliminar o Pão da Vergonha, e tire o seu foco de resultados e decorrências. Lembre-se, já tínhamos os resultados no Mundo Infinito. Michael já tinha a alegria que provém de $100.000 em dinheiro no bolso.

O que Michael não tinha no Mundo Infinito era o dom de ser proativo. Ele ganhou essa oportunidade neste mundo quando o dinheiro se foi e ele não reagiu. Uma vez que Michael aproveitou essa oportunidade de remover o Pão da Vergonha e de se transformar de reativo em proativo, ele cumpriu o objetivo original do Receptor — tornar-se a causa de sua própria plenitude, em oposição a ser um efeito reativo; criar algo de novo — uma consciência proativa, em vez de uma consciência reativa. Uma vez realizado esse feito, a Luz teve a chance de fluir livremente. O dinheiro ficou liberado para retornar porque o propósito da Criação tinha sido atingido. Se Michael tivesse reagido, teria perdido a oportunidade, e o dinheiro estaria desaparecido para sempre. Pior, ele seria obrigado a enfrentar um desafio (oportunidade) semelhante novamente, em algum ponto no futuro, porque ainda haveria um Tikun, uma transformação esperando para ter lugar.

Para ajudar a manter um estado mental proativo em situações difíceis, temos o Décimo Primeiro Princípio Cabalístico: Quando os desafios parecerem insuperáveis, injete certeza. A Luz está sempre presente!

Injetar certeza numa situação não significa que sempre atingimos o resultado desejado. Em vez disto, certeza significa saber que a mão invisível da Luz está conosco no jogo. Pode haver momentos em que estamos atrás no placar, mas, em última instância, não podemos perder.

A Cabala ensina que a adversidade em qualquer situação é o elemento verdadeiramente positivo. Assim como o antídoto para uma picada de cobra venenosa está contido no veneno, a Luz está contida nos obstáculos da vida.

Quando entendemos este princípio, abraçamos entusiasticamente as dificuldades da vida. Reconhecemos os obstáculos como oportunidades para remover o Pão da Vergonha e para nos tornar verdadeiros Criadores em nossas vidas.

Lembre-se, certeza não significa que recebemos o que queremos, mas sim que recebemos o que precisamos em nossas vidas para prosseguir no crescimento espiritual. É ter certeza, seja qual for o resultado que apareça diante de nós. É aceitar a responsabilidade pela negatividade que recai em nossas vidas. É reconhecer que a coisa podre que nos acontece veio à tona porque plantamos uma semente negativa em algum ponto do passado. Quando superamos a nossa incerteza, criamos milagres em nossas vidas.


O PODER DA MUDANÇA PERMANENTE

Um dia, uma linda morena vai ao seu cabeleireiro favorito e pinta o cabelo de louro. A mudança repentina da cor do cabelo, contudo, é apenas uma mudança superficial, porque a sua verdadeira cor de cabelo é determinada pelo DNA dos seus genes. Toda a pintura e tintura de cabelo do mundo não vão mudar o fato de que ela é morena. Conseqüentemente, algumas semanas depois, raízes escuras começam a aparecer de novo na sua cabeça.

Quantas vezes tentamos iniciar mudanças em nosso comportamento e estilo de vida, mas terminamos voltando aos nossos antigos costumes? Quem encontra força emocional e espiritual para refrear de imediato, de maneira permanente, as reações inatas? Quem tem a perspicácia natural para enxergar sempre um passo além do momento imediato, não ficando preocupado ou em pânico quando desponta um problema assustador?

De acordo com a Cabala, nenhum indivíduo tem esse poder. E é por isso que a mudança e a paz nunca se tornaram duradouras. Por esta razão, os antigos sábios nos forneceram as ferramentas da Cabala, que atacam no nível da raiz de nossa existência.



________________________________________
*Fonte: https://pt.scribd.com/doc/39897856/O-Poder-Da-Cabala-Tecnologia-Para-a-Alma-Yehuda-Berg

Nenhum comentário: