"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, setembro 17, 2018

Deus é Absoluto: não ascende, nem descende

- OSHO - 


Questão: Meher Baba falou sobre Deus descendendo do Alto ao homem (que, então se torna um Avatar, Cristo), e sobre o homem ascendendo ao Alto para ser Deus (que então se torna o Mestre Perfeito, Sadguru, Theerthankara). Você poderia comentar sobre o que ele quis dizer?

Osho: Deus é. Ele não "ascende" e nem "descende". Para onde ele poderia ascender, e ao que ele poderia descender? Deus é tudo. Não há lugar nem ninguém ao qual Deus possa ascender ou descender. Não há nada além de Deus. Tudo-o-que-é é divino. Então, que isso fique claro, antes de mais nada: não existe ascensão, nem existe descendência.

Mas quando alguém como Meher Baba faz uma afirmação dessas, isso deve ter algum significado. O significado comporta uma nuância diferente. Deixe-me explicar isso a você.

Deus é – lembre-se. Deus é a pura seidade, pura existência, e não há lugar algum para o qual Deus possa "ir" ou "vir". O todo está carregado/repleto dele. Ele preenche totalmente sua própria existência. Esse é o primeiro ponto. 

O segundo ponto: quando alguém como Meher Baba declara isso, ele deve estar dizendo a verdade. Então deve haver algum outro significado em suas palavras – que não seja o de que Deus literalmente ascenda ou descenda no homem. Qual é o significado? O significado é que existe duas maneiras de o homem entrar em contato com Deus.

O que eu quero dizer com "homem", já que Deus é a única realidade? O homem é Deus que tem esquecido que ele é Deus; o homem é Deus que esqueceu de si mesmo.

O homem pode lembrar-se de sua divindade de duas maneiras. A primeira é pela via da entrega, da devoção, do amor, da oração; a segunda maneira é pela via da vontade, do esforço, da meditação, da yoga. 

Se o homem segue pela trilha da força de vontade, então ele sentirá que está ascendendo cada vez mais a Deus, que está se aproximando de Deus mediante o esforço de sua vontade. É por isso que os jainas chamam o homem que alcançou a divindade de "theerthankara". Theerthankara significa a consciência que atingiu o pico. O homem chegou pela ascensão – como se houvesse uma escada, a escada da vontade, a escada do esforço, da yoga. Esse também é o conceito dos budistas, que trilham o caminho do esforço da vontade. 

Avatar significa Deus descendo do Alto – essa é outra abordagem. Quando um homem se rende, ele não pode ascender. Ele simplesmente abre o coração e espera... reza e espera... e de repente ele começa a sentir o toque de algo maior em seu coração. Certamente a percepção dele será "Deus desceu em mim". Avatar significa descendência, Deus descendo. Mahavira subiu até Deus. Para Meera, Deus desceu.

Mas Deus nunca desce e nunca sobe. Deus está onde ele está. Mas a sua experiência será diferente. Se você trabalhar duro para alcançar Deus, você sentirá estar erguendo-se cada vez mais alto; naturalmente você sentirá que o Deus escondido em seu interior está emergindo, elevando-se em você mais e mais, até alcançar o zênite.

Mas se você se entrega, nada ascende em você. Você está onde está, e simplesmente espera em estado de profunda oração, de profundo amor, profunda confiança... e um dia você descobre Deus descendo em seu ser, vindo do Alto.

Essas são as experiências de dois tipos de buscadores. Isso não tem nada a ver com Deus. Tem a ver com o buscador e sua abordagem: vontade ou entrega, esforço ou oração, yoga ou bhakti (devoção).

Então, assim é com as religiões que acreditam em devoção, em bhakti. O cristianismo diz que Cristo vem de Deus. Esse é o significado de dizer que ele é filho de Deus: ele vem de cima, ele foi enviado. E esse é também o significado de Maomé: ele é um profeta, um mensageiro. "Paigambar" significa um mensageiro que vem de cima, traz a mensagem. Ele não pertence a este mundo; ele vem como um raio de luz na escuridão. E esse também é o conceito do avatar dos hindus – Krishna, Rama – eles vêm do Alto, eles vêm ao mundo.

O conceito dos budistas e dos jainas são exatamente o oposto. Eles dizem que não há Deus para vir, e Deus não é um pai e não pode ter um filho. Esses são conceitos muito infantis para eles – muito antropomórficos, centrados no homem. O homem cria Deus à sua própria imagem. 

Jainas e budistas dizem que não há Deus e não há família de Deus e ninguém vem de lá. Então o que tem que fazer? Algo tem que surgir. Deus habita em você como uma semente, como uma árvore que surge da terra e vai mais e mais alto. Deus não é como chuva caindo, mas uma árvore surgindo. O homem tem a semente. O homem é potencialmente Deus. Então, quando você trabalha duro, você começa a crescer.

Estes são os dois conceitos. É por isso que Meher Baba diz: "Deus descendendo no homem (Avatar, Cristo), e o homem ascendendo para ser Deus (o Mestre Perfeito, Sadguru, Teerthankara)." 

Mas isso não tem nada a ver com Deus.


Nenhum comentário: