"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, agosto 06, 2018

O Eu Místico - 4/12

- Joel S. Goldsmith - 


O Eu Místico

CAPÍTULO 4
"EU SOU O CAMINHO"

Uma das declarações mais importantes do Novo Testamento é a passagem, "Eu sou o Caminho". A interpretação incorreta dessas poucas palavras tem mantido o mundo nas trevas por 1700 anos. Dependendo da compreensão desta passagem, pode-se chegar à escuridão espiritual do homem ou à sua iluminação espiritual. Essa mesma passagem da Escritura, se interpretada corretamente, pode libertar o mundo; mas para isso, tem que haver ao menos "dez justos" para mostrar a correta compreensão dessa passagem pelos frutos de suas ações. Ora, os frutos da iluminação espiritual são a liberdade, a paz, a abundância – tudo o que o Mestre quis dizer, quando disse: "Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente".

Quando você personaliza essas palavras de Jesus e acredita que elas se referem a uma pessoa, você entra em trevas espirituais. Acaso não disse Jesus que: "Eu de mim mesmo nada faço... Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro"? Pense no grau de ignorância que uma pessoa vive quando adora e reza a alguém que francamente, abertamente e honestamente declara: "Eu de mim mesmo nada faço... Se eu dou testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro"!

Corretamente interpretadas, as palavras "Eu sou o Caminho" significam o que dizem. O Caminho, a Verdade e a Vida mais abundantes devem ser encontrados em Mim Eu que eu sou, o Eu que você é, pois lhe foi dito que você e seu Pai são Um Só. É nessa Unidade que você encontra liberdade espiritual, harmonia espiritual e graça espiritual, uma vida "não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito".

Eu sou o Caminho, e o Caminho revela que "Eu e meu Pai Somos Um... Eu nunca vou abandonar, nem te desamparar... Eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo". É nesta palavra Eu que você encontra todo o segredo da mensagem espiritual dada ao mundo por Cristo Jesus, uma mensagem destinada a libertar os homens e a romper com todos os grilhões e todas as limitações, para que possam viver como Filhos de Deus, completamente livres, sem dominação de nenhum homem, sob o domínio de nenhuma circunstância ou condição, e sob a Graça de Deus somente.

Quando isso se traduzir em experiência de vida prática, você começará a compreender algumas das passagens da Escritura que até agora foram obscurecidas.


MAIOR É AQUELE QUE ESTÁ EM VOCÊ

Considere esta passagem: "Maior é Aquele que está em vós do que aquele que está no mundo". Quem é Este que está dentro de você, que é maior do que aquele que está no mundo? Existe alguém dentro de você que seja diferente do Eu de seu próprio ser, você mesmo? Existe outro? Imagine estas palavras: "O Pai que mora em mim, Ele faz as obras". Quem é este Pai dentro? Não significa que há uma Presença dentro de você, e um Poder também, já que Ele executa o que lhe é dado fazer? Ele que está dentro de você é quem faz essas coisas para as quais você foi designado para fazer.

"Não temas, porque Eu estou contigo". Você pode concordar, dentro de si mesmo, que este "não tema, porque Eu estou contigo" refere-se a uma Presença, um Poder e uma Sabedoria? Não tema! "Este sou Eu; não tenha medo". Como você mesmo pode ajudar quanto ao temor, a não ser que haja Onipotência, Onipresença, Onisciência? "Eu Sou Eu, não tenha medo... Não tema, porque Eu estou contigo".

Acaso essas palavras não revelam que dentro de você  há uma Presença, um Poder e uma Sabedoria? Se aceitamos a designação do Mestre da Presença, Poder e Sabedoria como Eu ou como o Pai interior, ou se é mais fácil para nós seguir a declaração de Paulo: "Eu posso fazer todas as coisas em Cristo que me fortalece", por meio do Cristo que habita em nós, a verdade é que esse Espírito  essa Presença, esse Poder, essa Sabedoria  está dentro de cada um e de todos nós.


O ESPÍRITO É O CRIADOR DE TODO O SER

Há uma Presença interior em você, em mim e em todos, e considerando que a mensagem de Jesus foi dirigida da mesma forma tanto aos santos quanto aos pecadores, ela também deve se aplicar atualmente aos santos e pecadores. Uma vez que foi dirigida aos hebreus primeiro, e aos cristãos mais tarde, deve aplicar-se igualmente aos hebreus, aos cristãos e a todos os outros que ouvem esta Palavra. Todos ouvem que não devem ter medo, porque o Eu interior é o Cristo, a Presença, o Poder e a Sabedoria. "Aquieta-te e saiba que Eu Sou Deus". Esse Eu seria um homem, ou esse Eu é esta Presença, Poder e Sabedoria dentro de você? "Escolha então neste dia a quem você servirá"  a um homem ou a este Eu? Até que você possa chegar a esse reconhecimento e convicção, até você chegar a um ponto de certeza de que este Eu existe dentro de você, você não poderá ir muito mais longe e seu amanhã não será diferente do seu ontem.

Não tente ir além deste momento de revelação, independentemente de quantos meses ou anos você possa levar para alcançar a convicção interna absoluta: "Onde Eu estou, Deus está. Eu nunca preciso temer; Eu nunca preciso me angustiar. Essa Presença está comigo. Este Eu está dentro de mim".

Sem esta Presença realizada, você é o homem da Terra que não está sob a lei de Deus, e você não recebe as coisas de Deus. É somente quando você chega à absoluta convicção de que o Espírito de Deus está com você e que o Espírito de Deus vai para onde você vai, que você está cumprindo a promessa de que aqueles que têm o Espírito de Deus são Filhos de Deus, herdeiros de Deus, "co-herdeiros com Cristo", de todas as riquezas celestiais.

Mas ainda que você O reconheça ou não, o Espírito de Deus está sempre e para sempre com você, mesmo que possa parecer indiferente para você, porque é somente através de sua consciência Dele, de seu reconhecimento de Sua Presença, é que tudo acontece.

"O Espírito de Deus está dentro de mim e habita em mim. O Espírito de Deus vai à minha frente para 'aplainar os lugares tortuosos', para preparar mansões para mim. O Espírito de Deus enviou-me".

Somente quando você chega a este acordo consigo mesmo você se torna a criança de Deus. Então você não vive mais pelo esforço, mas pela Graça. Você então herda os Seus bens. Você não trabalha por eles, se esforça por eles, luta por eles: você os herda.


A ORAÇÃO TORNA-SE UMA COMUNHÃO INTERIOR

Isso de modo algum significa que você entra em uma vida de indolência, porque uma vez que o Espírito de Deus está sobre você, você é chamado a cumprir a missão de Deus para você  e isso implica em mais trabalho do que você jamais sonhou. Mas agora isso já não envolve esforço ou luta, e já não há uma busca por coisas. Este é o milagre: o milagre que muda todo o seu conceito de oração, pois você já não ora pelas coisas deste mundo. Você não reza mais por felicidade, por segurança ou por paz na terra. Sua oração agora é uma contínua comunhão interior com aquele Espírito que você reconheceu.

Em outras palavras, a natureza da oração é alterada. Já não se pensa em qualquer coisa que concerne à sua vida humana, porque com a certeza desta Presença Interior e Sua promessa de dar-lhe a vida mais abundante, você não tem nada mais a ver com o plano exterior da vida, apenas aceitar a Graça de Deus como Ela flui dentro de você e através da sua experiência, de modo que Ela naturalmente conduza você a compartilhar as doze cestas cheias (alegoria dos evangelhos, pães e peixes) com aqueles que ainda não perceberam que não há nenhum sentido em lutar para ter cestas cheias. A única luta  e isso não é uma luta  deveria ser para reconhecer que Eu, o Espírito de Deus, está dentro de você. As cestas completas aparecerão por concordância própria. Não há sentido em lutar pela saúde, seja com oração ou tratamento, uma vez que você percebeu que a função do Espírito de Deus em você é para lhe dar saúde em abundância.

Na medida em que você viver constante e conscientemente na verdade desta Presença Interior e na Sua função em sua vida e na vida de seus amigos e inimigos, você estará vivendo uma vida de oração. Você estará vivendo a vida contemplativa: contemplando a Deus, contemplando a Presença de Seu Filho dentro de você. Veja o que isso faz em você. Toda vez que você pensa no Filho de Deus, você não mais pensa em dois mil anos atrás, na Galileia. Agora, sempre que você pensa no Filho de Deus, você imediatamente percebe que você está falando do Filho de Deus que habita em você, o mesmo Cristo que habitou em Paulo, anos depois da Crucificação.

Tudo o que é necessário para uma vida espiritualmente fecunda é esta permanência consciente dentro e através da Presença. "Eu posso fazer todas as coisas". Será que isso significa que eu sou tão grande, tão incrível? Não, eu posso fazer todas as coisas porque o Seu Espírito habita em mim, e Sua voz repetidamente me diz: "Não temas, Eu estou contigo, não tenhas medo,  Eu estou contigo, jamais te deixarei".

Esta é a Presença de Deus que me falou e agora está falando com você, de dentro de você, depois de ter ponderado esta Verdade das Escrituras que "Eu Sou o Caminho". A Presença desse Eu em você é realmente o Caminho. Quando você ergue o Filho de Deus em você, você ouve: "Eu vou nunca deixar você. Eu vim para que você possa ter vida, e ter uma vida mais abundante."


PROCURE A REALIDADE E NÃO A SOMBRA

Quando você ressuscitou este Filho de Deus em você, você passou a ser a criança de Deus, e você vive sua vida não mais pela força do pensamento  "não por força, nem por poder" –, mas pelo Espírito Interior. Nunca mais será possível ser tentado a aceitar a crença de que você deve demonstrar qualquer outra coisa que não seja a realização contínua dessa Presença, porque somente Ela torna-se a verdadeira forma de realização.

Não ouso orar pelo sucesso, porque qualquer sucesso separado da Presença de Deus seria para mim, na verdade, um fracasso. Somente na realização da Presença de Deus posso encontrar o sucesso. É verdade: quando esse sucesso aparece, ele aparece externamente em formas tangíveis, como alunos, mensagens, livros, ou o que quer que seja destinado a esta experiência. Não me atrevo a orar por oportunidades, porque qualquer oportunidade separada de Deus não pode ser uma oferta: seria uma sombra, seria uma imagem, algo falso no qual certamente não se poderia confiar.

Mas enquanto limito minha oração a esta compreensão da Presença, da Graça de Deus, Ela aparece tangível e externamente na forma necessária: às vezes libras, às vezes dólares, marcos ou francos, às vezes editores, às vezes reconhecimento em outras formas, outras vezes transporte. Sempre a Presença reconhecida aparece como a forma necessária ao cumprimento desse momento. Você percebe, então, por que o Mestre advertiu contra orar por comida, roupas e habitação? Você vê por que ele advertiu contra fixar pensamentos para essas coisas? Ao invés disso, procure a Realização desta Presença. Procure somente dentro da sua própria consciência, e mantenha constante a lembrança.

"Eu estou contigo". Descanse. Permaneça nessa Palavra Eu. Recolha-se nessa Consciência. Não tema, não fique receoso. Eu estou contigo, Eu nunca te deixarei. Eu estarei com você até o fim dos tempos. Minha Presença vai adiante de ti.

Permaneça nesta Palavra, e então este Espírito de Deus lhe aparecerá na forma de realização para a sua vida, e em alguma outra forma de realização para a minha vida. Para nós dois será a realização, ainda que as formas possam diferir, pois o que representa a realização para você pode não representar para mim. Além disso, o que representa a plenitude hoje pode não representar a plenitude daqui a um ano. Tão logo você se lembre que é o reconhecimento da Presença de Deus em você  e fique quieto o suficiente para reconhecer a Presença deste Eu dentro de você Ele então cuida do pão diário, comida, roupas, habitação, alegria, paz, segurança, recompensa e reconhecimento, seja qual for a natureza da realização.

Você não pode se dar ao luxo de aceitar estes dois pontos e continuar como se apenas tivesse lido um belo livro, uma bela lição. Você deve levá-los em sua consciência por um dia, uma semana, um mês ou um ano se necessário, até que eles tenham chegado à fruição dentro de você, e você mesmo tenha atingido a compreensão da natureza da revelação de Jesus Cristo, de que Eu Sou o Caminho. Através desse Eu, que é a Presença Divina em você, você chega à plenitude. Através desse Eu, que é Deus dentro de você... é através da tua comunhão com Ele que você vive. Este é o seu modo de vida, e você vive através desta Presença: nela, com ela, através ela, por ela. Comungue com Ela. Viva, mova-se e tenha o seu Ser Nela e com Ela. Fique quieto e saiba. Fique quieto e ouça a Voz suave e pequena dizer: "Não temas, Eu estou contigo, não temas, Eu Sou".


DESCANSE EM MIM

Então você saberá que o milagre da vida cristã é que Eu, Deus, no meio de você, é Onipotência. Descanse em mim. Descanse em Minha Palavra. Descanse nessa palavra Eu no meio de você. Descanse nessa Presença de Deus. Descanse na certeza de Sua Presença e de Sua Missão. Permaneça nele. Não cultive pensamentos ansiosos, pensamentos preocupados, ou pensamentos temerosos pelas coisas deste mundo.

Mantenha todo o pensamento que você desejar em fazer o seu trabalho corretamente, perfeitamente, com pontualidade, amorosamente. Mantenha os pensamentos sobre ser bom vizinho para com seus amigos e também para com seus inimigos, e pense em orar por esses inimigos. Pense em perdoar setenta vezes sete... Mas não pense em sua própria vida, pois essa função é do Eu que habita em você. Eu Sou o Caminho. Não tenha medo, sou Eu. Descanse nesse Eu. Relaxe nessa Presença. Descanse nesse Poder. Relaxe na certeza de que esse Eu nunca vai te deixar ou te abandonar.

Esse Eu não vai mantê-lo na terra para sempre, pois essa não é sua função. Sua função é que você viva para sempre, mas não necessariamente na Inglaterra, nos Estados Unidos, na França, na Suíça, ou em qualquer lugar do mundo. Não deve fazer diferença onde você vive por muito ou por pouco tempo, se você vive pela Graça de Deus. Aqui, lá, ou qualquer outro lugar será o mesmo para você.


ENTRANDO NO SANTUÁRIO INTERIOR

"Eu" nunca é uma pessoa. Não é minha pessoa ou sua pessoa. Eu Sou sempre a Divindade, O Criador, a Palavra que está no meio de você. Quando você O reconhece, você está vivendo o Caminho Cristão, o Caminho do Eu, o Caminho da Presença Interior, o Caminho da oração e da comunhão, entrando no santuário interior de seu próprio ser para encontrar Deus.

Ao ler a Bíblia, você pode acreditar que o santuário interior, ou Santo dos Santos, no qual os sacerdotes hebreus entravam, era um edifício. Esta era apenas uma forma de representá-Lo, mas o significado interno sempre foi muito mais profundo. Nunca houve um edifício erguido que fosse o Santo dos Santos  nem mesmo no Templo do Rei Salomão, em Jerusalém, que também seguiu o caminho de todas as estruturas materiais, de toda a carne mortal. Mas não, o Santo dos Santos é a sua consciência, o Santuário Interior de seu próprio ser. Você nunca estará no Santo dos Santos, até que você tenha ido dentro de você e lá encontrado Deus, participado do Tabernáculo com Ele, falado com Ele, e ouvido Sua Voz... Tudo isso dentro de você.

"Para onde irei além do teu espírito?" Aqui onde estou, Deus está, e eu preciso apenas virar as costas para os edifícios materiais, reinos materiais, e recolher-me dentro do "edifício" espiritual, o templo que não é feito pelas mãos humanas, mas sim o Meu Reino, o Reino Espiritual; e lá, dentro do templo do meu próprio ser, dentro deste santuário espiritual e invisível que minha consciência é, eu posso ouvir a Voz de Deus. Então eu poderei dar testemunho enquanto pronuncia a Sua Voz. Eu posso ouvir a "suave e pequena voz", e eu posso ver a terra do erro (pecado, doença, carência, limitação) esfarelar, enquanto diz essa Voz: "Não temas, sou Eu. Não temas, Eu sou contigo".

Lembre-se conscientemente, quando você acordar de manhã, que onde você está é este o Templo de Deus. Se você vai para o trabalho durante o dia, se você encontra-se na sua casa, no seu escritório, na rua, num ônibus ou em apuros, vire-se para dentro e perceba: "Eu Sou o templo de Deus, e Deus habita em mim, neste templo aqui onde estou". Pratique esta Presença de Deus em você. Pratique de manhã, meio-dia, de noite, a qualquer hora e circunstância, mas principalmente naqueles que parecem ser os momentos de influência maléfica. Ore a oração de lembrança  não uma oração por coisas que você precisa, ou quer ou deveria ter, mas a oração de lembrança: "Não tenha medo, sou Eu. Fique quieto e saiba que Eu dentro de você Sou Deus"!



Nenhum comentário: