"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sexta-feira, janeiro 20, 2017

Integridade interior

- Sri Bhagavan - 


Pergunta: Você nos fala que a integridade interior é fundamental para o nosso despertar espiritual. Mas quando nós a praticamos, nós vemos que somos as mesmas pessoas egoístas que somos. Então como essa prática poderá nos ajudar para o nosso despertar? Apesar de todos os processos e ensinamentos, nós encontramos mais feiúra. A realidade nos mostra que aquilo que amamos hoje é o que trairemos amanhã. Como podemos evitar que essa feiúra afete nossa condição para nos movermos adiante? Como podemos fazer para que nossos corações floresçam ao invés de definharem?

Bhagavan: "Veja, esse é exatamente o problema. Você já está condenando essa ‘feiura’. E está dizendo que isso deveria mudar. Como você pode sair disso? Essas são todas questões equivocadas. Tudo o que dizemos é: ‘isso não é feiura e nem beleza’. O problema é que a mente é divisiva por natureza, porque a mente não é nada além de fluxo de pensamentos. E o que é pensamento? Pensamento é medição. E o que você faz com a medição? Você divide. A mente está dividindo o feio e o belo. Ela está dizendo ‘isso não deveria estar aqui; aquilo precisaria acontecer’. E é aí que você fica preso. E é isso exatamente o que o ensinamento diz – por favor, compreenda o conteúdo nunca é importante! Qualquer que seja o conteúdo, ele é irrelevante. Não é o seu conteúdo ou o conteúdo do outro. Esse é o conteúdo da consciência coletiva. E apenas está lá. 

Tudo o que dizemos é: por favor, não tente interferir nisso. O que é integridade interior? Integridade interior é apenas ver o que está aí. Sem tentar julgar como bom ou ruim, como certo ou errado, sem dar explicações ou dizer: ‘como será isso em 2012? O que eu devo mudar? Eu ainda sou auto centrado. Eu ainda sou feio. Eu ainda estou lutando.’ Quem pediu a você para lutar? Quem pediu a você para mudar? De forma alguma. Tudo o que estamos dizendo é: por favor, veja o que se passa em você. Está muito vivo dentro de você. E está mudando a cada momento. É tão vivo quanto o oceano. As ondas sobem e descem. As suas ondas, todas as ondas vão embora. Da mesma forma, os pensamentos vêm e vão, as emoções vêm – elas também estão indo embora. As personalidades estão emergindo, e também estão partindo. Todo o drama está acontecendo em você.

Você não é nada menos que o Universo. Nós estamos apenas dizendo: por favor, não condene. Não tente mudar. Existe egoísmo; sim. Não é o ‘seu’ egoísmo, não é egoísmo do outro. É apenas egoísmo. Não se trata do ‘seu’ sofrimento, sofrimento é sofrimento seja em você ou em outra pessoa. Nós somos um, e essas coisas estão aí conosco há milhões de anos. E será assim até que o cérebro mude. Portanto, você é egoísta. Sim, essa é a verdade. Você é poço de lixo e alguém mais é fossa séptica. É isso é o que temos na consciência coletiva. Está aí.

Você tem juntado isso por milhões de anos. Não há nada que possa ser feito quanto a isso. E eu não estou pedindo que vocês se tornem santos. De forma alguma! Eu quero que vocês se tornem sábios. Quem é um sábio? O sábio apenas responde à vida, e isso é tudo. Ele pode ser violento em um momento, pacífico em outro. Ele pode ajudá-lo em um instante, e não ajudá-lo em outro. Ele apenas responde às situações que surgem. Isso é ação perfeita. Você não pode denominar de ação boa ou ação ruim, ou certo e errado. Ele apenas responde. E ele não volta e pensa se foi algo certo ou errado. Ele apenas continua respondendo, ele apenas continua vendo o que está acontecendo. O conteúdo não é importante para ele.

Então, por favor, simplesmente olhe para a sua feiura. E então logo você vai parar de chamar de feio. Pode parecer muito útil também. O que parece útil pode parecer ao mesmo tempo feio. Portanto, você deve ter uma postura neutra. Não que você vá assumir uma posição neutra; ela deve se tornar neutra. Não estamos pedindo que você se comporte como uma pessoa iluminada, uma pessoa desperta, e ponha algum tipo de esforço nisso. Se você fizer isso, nunca chegará lá. O problema é que vocês participam de cursos e então tudo o que é dito se torna conceito. E a partir daí vocês querem chegar lá, vocês querem conseguir isso. E então vocês estão condenados. Porque não há nada a conseguir, nenhum lugar para ir. Tudo é perfeito, vejam as coisas perfeitas.

E o que vai ajudá-los? Integridade interior. À medida que você vai mais e mais fundo, ela se torna mais e mais fácil. E é muito agradável porque o conflito cessa. Porque integridade interior é ver apenas o que está aí. Você pára de mentir para si mesmo. Você mente o tempo todo para si mesmo porque não quer ver o que está aí; porque você acha que seja feio. Quem disse que é feio? Algum professor? Alguma escritura? Bem. Não podemos fazer nada quanto a isso. Está apenas aí e isso é tudo.

Essa é a verdade. E como você pode lidar com a verdade? Você não pode interferir na verdade. A verdade é essa: sim, você é egoísta. Mas por que você chama isso de egoísmo? Por que você denomina ‘egoísmo’? Por que você diz que isso é ruim? Isso está apenas aí. E você não está no controle. Portanto, se você for mais fundo, tudo se tornará natural, tudo se tornará automático. Não há necessidade de mudar. E o que acontece então? Por favor, façam isso e vejam. Se eu disser alguma coisa, vai levá-los novamente a algum conceito. Apenas tentem – não é difícil. Comecem com a sua respiração fluindo e então vão para dentro e apenas vejam o que se passa dentro. Não leiam nenhuma escritura ou ensinamento, nem mesmo os meus ensinamentos. Apenas vejam o que está acontecendo dentro. Isso é tudo.

Você é o mestre. E o ensinamento é o seu próprio eu. Está aí bem dentro de você, o ensinamento. Isso é o verdadeiro ensinamento, o que está acontecendo em você. Nada mais. Se você recebe um ensinamento e o transforma em um conceito, você não chega a lugar nenhum. Eu estou apenas dando a vocês alguma ajuda. Isso é tudo. Os ensinamentos devem vir de dentro, da sua observação daquilo que você observa de si mesmo. E então você deve falar e verá o poder que isso tem."

Pergunta: Caro Sri Bhagavan, você pode nos guiar em como fazer uso dos ensinamentos diários de Sri AmmaBhagavan em nossas vidas?

Bhagavan: "Na forma como os ensinamentos estão orientados, você deve entender que o que o ensinamento diz é algo que você não é. Você não deve tentar seguir o ensinamento. Você deve constantemente ver como ele não é verdade para você. Ver como ele não é verdade para você é a prática. 

Digamos, o ensinamento diz: "você tem que amar tudo o que existe". Seu papel é o de ver que você não ama tudo o que existe. Vendo a verdade que você não ama tudo o que existe, é o processo. Mas se você praticar o amor, você está longe da verdade. Isso não é o processo. Tudo que é necessário é que você deve estar ciente do que está acontecendo. 

Não importa o que está acontecendo. Você tem que ficar com o que quer que esteja acontecendo. Então isto se torna o processo e o processo lhe leva onde você deve chegar. Portanto é mais importante perceber o seu estado não desperto, porque essa é a verdade e você tem que ficar com ela. Mas se você tentar se comportar como o desperto, você está perdido."

Amo todos vocês. Namastê. Obrigado. Muito obrigado.


Nenhum comentário: