"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

sábado, março 15, 2014

A Verdade da Budificação do Homem - 2/7

Masaharu Taniguchi


Dentre as escrituras de budismo esotérico que o mestre Kobo trouxe da China, a mais importante é a Sutra Mahavairocana (Grande Sol que ilumina todo o Universo). Essa sutra pode ser considerada uma criação posterior, mas também apresenta descrições maravilhosas. Descortinando o primeiro ato do capítulo "Nyu-shingon-mon-jushin-ron", temos:

"Assim ouvi, certa feita, Buda se assentou no vasto palácio do Universo espiritual e indestrutível, palácio esse protegido por Mahavairocana (É chamado também Grande Sol ou Luz onipresente, porque a sua luz ilumina todo o Universo)."

Vou explicar detalhadamente o trecho citado: Ao se abrir a cortina, vê-se a cena do vasto palácio do mundo diamantino. Esse palácio não é material. Ele é projeção e concretização do amor protetor de Mahavairocana, e no seu centro está assentado Tathágata (Buda). É tão majestoso que não existe adjetivo para descrevê-lo. Tathágata significa aquele que veio da Realidade. Realidade, isto é, a Substância da Grande Vida Universal (Mahavairocana), está manifestando e projetando o seu amor protetor em forma de Tathágata. Em outras palavras, o corpo substancial da Grande Vida do Universo manifesta o misterioso e maravilhoso poder de seu amor protetor e salvador por meio de seu corpo projetado (aquele que veio da Realidade).

A Grande Vida Original é infinita; portanto, o Palácio do Universo Espiritual e Indestrutível, que é projeção da primeira, é também infinitamente vasto. Sua vastidão e magnificência estão descritas na Sutra do Grande Sol as seguinte forma:

"Esse palácio-tesouro, que é originado pela fé e pelo poder misterioso e recreativo de Mahavairocana, é alto, sem barreiras, ornado de vários modos, por inúmeros tesouros, e os bodisatvas constituem o assento real."

Essa edificação é infinitamente alta, não há barreiras em sua volta, sendo infinitamente extensa. É uma edificação manifestada pelo poder misterioso e recreativo de Mahavairocana. Como é bela e majestosa, é chamada também de tesouro. O "poder recreativo" é o poder de utilizar livremente vários recursos para alegrar a humanidade. É dito que os bodisatvas constituem "assento real" porque Mahavairocana, por meio de Tathágata (seu corpo projetado), se coloca no assento formado por inumeráveis bodisatvas aí reunidos. Existem várias graduações de bodisatva: do 1º ao 11º grau. Consta que, quando chegar ao 11º grau, terá concluído o seu aprimoramento, tanto para o seu próprio despertar quanto para conduzir seus semelhantes ao despertar, manifestará a Imagem Verdadeira de Buda e se realizará como Buda. A etapa compreendida entre o 1º e o 11º grau, na qual vai aperfeiçoando paulatinamente a sua fé e a compreensão da Verdade até se realizar como Buda, é denominada shin-ge-ji (etapa da fé e compreensão).

O palácio do mundo diamantino infinitamente vasto, tendo no seu centro Mahavairocana rodeado por uma infinidade de bodisatvas do 1º ao 11º grau, é manifestação do amor e da força protetora de Mahavairocana. Esse é o Diamantino e Indestrutível Mundo da Imagem verdadeira, onde se manifesta a Sabedoria de Mahavairocana. Por isso, no budismo esotérico, ele é denominado Mundo Diamantino. Quando se fala em sabedoria de Mahavairocana, tem-se a impressão de que o mundo é somente de sabedoria e sem amor, mas a sabedoria encerra amor em seu interior. Por trás do Mundo Diamantino, existe o Mundo Uterino da Grande Misericórdia. Este não aparece externamente porque está oculto no "útero", mas tem a misericordiosa função de desenvolver a nossa natureza búdica interior.

Esse mundo Diamantino – o mundo diamantino e indestrutível projetado e manifestado pela sabedoria de Mahavairocana – é o mundo da Realidade (mundo da Imagem Verdadeira); é o mundo do Fenômeno Autêntico referido na Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade com as seguintes palavras: "Quando a Mente de Deus entra em vibração e se torna Palavra, desenvolve-se todo o Fenômeno, e  todas as coisas passam a ser". Existem dois tipos de fenômenos: os fenômenos autênticos e os fenômenos falsos. O mundo do Fenômeno autêntico é indestrutível, porque é projeção da sabedoria e do amor protetor de Mahavairocana (Deus).

Normalmente, quando se fala em fenômeno, está-se falando do fenômeno falso, que é captado pelos cinco sentidos. Entre o fenômeno (falso) e a Imagem Verdadeira, existe uma diferença muito grande.

O Mestre Shin do zen-budismo, quando recebeu a pergunta "Como é o corpo verdadeiro e indestrutível?", respondeu: "O corpo todo supurando". Esta resposta deixa bem claro que, ainda que o corpo fenomênico esteja coberto de pus, na Imagem Verdadeira o corpo verdadeiro é indestrutível. Esta verdade não se aplica apenas ao corpo do ser humano, mas também ao mundo. O mundo da Imagem Verdadeira é indestrutível, mas isso não visível do ângulo do fenômeno. Por não ser visível, é chamado mundo oculto. E o que ensina sobre o mundo oculto e o homem oculto chama-se esoterismo. A sutra que revela o mundo oculto é a Sutra Mahavairocana (Sutra do Grande Sol). A Avatamsaka Sutra, que constitui a primeira pregação de Sakyamuni logo após o seu despertar, revela esse mundo oculto. Podemos, portanto, dizer que o budismo, na verdade, é o ensinamento que revela o oculto mundo da Imagem Verdadeira.

Cont...

Do livro "A Verdade da Vida, vol. 39", pp. 183-187

Nenhum comentário: