"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, novembro 05, 2019

Assim se identificam o Budismo e o Cristianismo - 6/11

- Masaharu Taniguchi -


E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim recebe. Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olhos te escandalizar, arranca-o, e atira-o longe de ti; (Mateus 18: 5-9)

Jesus disse "em meu nome". Esse "nome" é o Verbo, é a Imagem Verdadeira, é a Verdade (Jesus disse: "Sou a Verdade, a Vida"). Para receber a Verdade, é necessário o coração de criança. Receber docilmente a imagem perfeita do homem eterno é o significado das seguintes palavras de Jesus: "E qualquer que receber em meu nome um menino, a mim recebe". O obstáculo para se entrar no reino do céu são os cinco sentidos do corpo carnal; por isso, se os olhos carnais encobrem a perfeição da Imagem Verdadeira, Jesus diz, com veemência, para arrancá-los e atirá-los longe. Isso constitui total negação do corpo carnal e dos seis sentidos – visão, audição, olfato, gustação, tato e mente – mencionada na Sutra da Sabedoria (Prajnā Paramitā Sutra). Dessa forma, "prosseguindo, prosseguindo, chega-se ao paraíso" (gate-gate-paragate); o paraíso se realiza aqui; o perdido jardim do Éden é reconquistado; o homem eterno, isento de nascer-envelhecer-adoecer-morrer, é ressuscitado; e desaparece o mundo real onde pareciam existir doenças e calamidades.

Quando se aceita docilmente, com o coração de criança, a Verdade homem-filho-de-Deus, desaparecem subitamente até as doenças consideradas incuráveis pela Medicina. No livro Vida de Vitória Infalível, é citado um caso verídico de desaparecimento súbito de uma doença chamada tuberculose miliar. Vou transcrever resumidamente esse caso, pois o referido livro está atualmente esgotado.

Residia em Kobe uma senhora chamada Michiko Yokoyama. Ela é uma testemunha viva da Verdade, pois continua viva. Seu filho de seis anos de idade contraiu tuberculose miliar. É uma doença caracterizada pelo surgimento de grânulos que cobrem todo o corpo, acompanhada de febre alta e prolongada. É uma tuberculose que afeta o corpo todo e é mais grave do que a tuberculose pulmonar. E os médicos não falam na possibilidade de cura. No estado avançado, a duração de vida terrena desse tipo de paciente é questão de dias ou horas. Porém, certa pessoa emprestou à sra. Michiko um volume de A Verdade da Vida, da Seicho-No-Ie, e lhe disse: "Se você ler este livro à cabeceira de seu filho, ele será curado". A sra. Michiko leu fervorosamente A Verdade da Vida para seu filho, com a intenção de fazê-lo compreender o conteúdo. E que está escrito nessa obra? Está escrito que o corpo carnal é imagem falsa do homem, mas, na Imagem Verdadeira, a Vida do homem é de filho de Deus; que Deus é perfeito, e, por conseguinte, na Imagem Verdadeira do homem, que é filho de Deus perfeito, não existe nem doença nem infelicidade. E o menino ouviu isso. Um intelectual talvez não aceitasse tal colocação, mas, como ele é uma criança, ouviu ingenuamente essa Verdade, acreditou nela docilmente, e disse à sua mãe: "Então eu sou filho de Deus!".

– Sim, meu filho, você é filho de Deus – respondeu a mãe.
– Já que sou filho de Deus, a doença não existe, não é mesmo?
– Sim, a doença não existe porque você é filho de Deus.
– Então vou-me levantar, porque não estou doente – dizendo assim, o menino se levantou como se nada tivesse acontecido, pois estava completamente curado.

Os leitores talvez fiquem um pouco admirados pelo fato de essa criança – aceitando simples e incondicionalmente a Verdade de que a Vida vem de Deus e que  Deus é a saúde absoluta – manifestar a saúde absoluta própria de um filho de Deus. Mas "coração de criança" não é questão de idade. Os idosos também, tornando-se dóceis como o coração de criança e recebendo dentro do seu coração a Verdade de que o homem é filho de Deus, verão concretizados em seu organismo um poder de cura admirável.

Na cidade de Okayama, residia uma anciã chamada Kyu Baba. Ela era adepta da seita Konkô e pensava que seria punida pela divindade dessa religião, se acreditasse em qualquer outra religião. Porém, ouvindo a palestra do sr. Yasusuke Kurihara, que é divulgador da Seicho-No-Ie, compreendeu que no Universo só existe um único Deus, que não existem outros deuses; e que, se a denominação de Deus difere conforme a religião, isso é como se um mesmo ator representasse diferentes personagens e palcos de teatro. Ouvindo essa Verdade, ela passou a ler tranquilamente as revistas da Seicho-No-Ie. Certa noite, após o jantar, quando estava lendo a revista Seicho-No-Ie, sentiu penetrar profundamente em sua alma a verdade de que o homem é filho de Deus, perfeito e isento de doença, por natureza. Ela tinha, havia dezenas de anos, uma verruga bem saliente na parte lateral na nuca. E tinha a mania de beliscar essa verruga com a ponta de seus dedos sempre, mesmo quando lia um livro ou conversava com amigas. Entretanto, naquela noite, lendo a revista Seicho-No-Ie, tentou beliscar a verruga mas não a encontrou. Ela ficou sem saber o que fazer com a mão que sempre beliscava a verruga. "Que será que aconteceu?" – assim pensando, ela foi-se olhar no espelho e não viu nem sinal de verruga.

Na página da revista Seicho-No-Ie que ela lia naquele momento, estava escrito: "O homem é filho de Deus, e o corpo carnal não existe verdadeiramente. Se está manifestado em forma algo que não existe, isso é projeção da mente. Se a mente mudar, mudará o estado do corpo carnal".

Pensando bem, não deveria haver, por natureza, algo deselegante como verruga no homem, que é perfeito e harmônico. Se uma parte do corpo estava saliente, isso era prova de que havia saliência (insatisfação) na mente. Mas, quando ela compreendeu que o ser humano é, por natureza, filho de Deus, que mora no reino de Deus e que não existe neste mundo motivo algum para ficar com a mente insatisfeita, desapareceu a sua "mente saliente" (sentimento de insatisfação). E, quando desapareceu a "mente saliente", desapareceu também a verruga do corpo carnal.

A sra. Baba, naquele momento, lembrou-se de que tinha um lombinho (protuberância) do tamanho de uma xícara na axila. Pensando "Se desapareceu a verruga, talvez tenha desaparecido também o lombinho", ela enfiou a mão pela manga para apalpá-lo e notou que ele havia desaparecido. Desde então, a sra. Baba ficou famosa pelo apelido de "vovó que perdeu o lombinho". Espalhou-se na redondeza a fama de que, ouvindo as palavras da sra. Baba sobre a Verdade, as doenças se curam. Inúmeras pessoas passaram a frequentar a casa dela para ouvir suas palavras sobre a Verdade, e muitas delas foram curadas.

Quando houve um Grande seminário no Centro Empresarial de osaka, a sra. Baba relatou uma experiência. Segundo disse ela, uma senhora a procurou, acompanhada de sua filha de aproximadamente 20 anos de idade. Essa moça tinha pequena impigem na coxa. Ela tentou a cura, passando pomada para doença de pele, mas a impigem se alastrou, cobrindo-a da cintura para baixo, chegando até a extremidade dos dedos de ambos os pés. Tornou-se necessária grande quantidade de pomada, o que causou problema financeiro. Ela estava na idade casadoira, mas não poderia casar-se enquanto não se curasse da doença na pele. Justamente nessa época, a mão ouviu a fama da sra. Baba e procurou-a para curar a filha.

– A doença não existe, pois o ser humano é filho de Deus – disse a sra. Baba.
– Mas minha filha está doente desse jeito, e justamente por isso viemos para ser curada pela senhora – disse a mãe.
– O que eu faço não é curar doenças. Eu simplesmente faço as pessoas compreenderem que a doença não existe.
– Como a doença não existe, se minha filha está tão gravemente enferma?
– O que não existe, não existe.
– Mas viemos buscar a cura por que a doença existe.
– Se eu disse que não existe, é porque não existe. A doença não existe, porque Deus não a criou.
– Como pode saber que a doença não existe?
– Mas o que não existe, simplesmente não existe. Não há outra alternativa senão acreditar. Se existisse, poderia argumentar o porquê, mas não há como argumentar sobre o que não existe.
– Mas da cintura para baixo, está coberta de erupções.
– Isso não existe, porque Deus não o criou!
– Mas está cheia de erupções da cintura para baixo!
– Assim parece porque a sua mente está em erupção. Elimine as erupções da sua mente, que elas vão desaparecer do corpo. Deus criou o homem à Sua própria imagem, e por isso é perfeito e não tem doença.
– Então, por que eu vejo o que não existe?
– Isso é projeção da sua mente. Acreditem na perfeição da Criação de Deus! Eliminem da vida de vocês os descontentamentos e as erupções mentais.
– Mas, por favor, gostaria que a senhora curasse a impigem da minha filha.
– Quando desaparecerem as erupções da mente, não haverá mais erupções no corpo. Deixe-me ver se as erupções mentais já desapareceram – assim dizendo, a sra. Baba levantou a borda do vestido da moça e mostrou à mãe a metade inferior do corpo.

Para a sra. Baba, ver as partes afetadas não era ver o corpo carnal, mas o estado mental.

Por incrível que pareça, as infecções que cobriam a parte inferior do corpo da moça haviam desaparecido.

Para quem pensa que a impigem é uma infecção causada por uma espécie de parasitas patogênicos, tal cura deve parecer um milagre espantoso. Não estou negando que a impigem seja um dermatose causada por parasitas patogênicos. O que quero dizer é que ela é consequência da concretização do estado mental, e que a causa está no estado mental. A filosofia segundo a qual o mundo visto é manifestação do estado mental da mente de quem o vê, não é mera filosofia especulativa, mas uma filosofia praticável.

Caro leitor, vendo o seu estado mental refletido no "espelho", não pense que seja real o estado físico, que não passa de projeção da mente. Essa Verdade se aplica não apenas a doenças dermatológicas, mas também à tuberculose pulmonar, ao câncer, às protuberâncias etc. Não se decepcione por não encontrar neste livro o nome da doença que você tenha contraído. O princípio é um só, e a Verdade é válida para todos os casos. Por pior que pareça a imagem que esteja vendo, não duvide da perfeição do mundo e do homem criado por Deus. Somente isso é Realidade. A Realidade é sempre perfeita. Realidade não significa "aquilo que é visível". Realidade significa "o que existe verdadeiramente". Realidade é o conteúdo da Criação de Deus. E ela é sempre perfeita.

Cont...

Do livro "A Verdade da Vida, vol. 39", pp. 117-125

Nenhum comentário: