"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, junho 25, 2015

O que é a Iluminação?



(Obs: clique no botão "legendas" para acompanhar o texto no próprio vídeo)


"Mukti poderia ser definida de várias maneiras. A definição geral que dou de Mukti é a libertação dos sentidos. Agora, quando você vê algo, você não vê sem a interferência da mente. Se você puder ver sem a interferência da mente, isso é Mukti. Se puder ouvir sem a interferência da mente, isso é Mukti. O mesmo se aplica ao olfato, tato, inclusive ao próprio pensamento. Mesmo o pensamento pode ser observado sem a interferência do julgamento da mente.  É possível observar os pensamentos sem se envolver com eles.

O que acontece é que você pensa que está pensando, mas de fato, é possível ver os pensamentos fluírem independentes de você. Isso é a realidade física. De fato, podemos ver os pensamentos. Qualquer tipo de pensamento pode chegar e sair de você, e você pode apenas observá-los. Então, é este o estado de Mukti. Mukti quer dizer: a completa liberação dos sentidos do controle da mente.

Somente tal Ser é quem de fato vive. Sempre que a mente tenha controle, você não está vivendo. Quando a mente não está no controle, então você de fato está vivendo.

É por isso que quando as pessoas me perguntam: "qual é o propósito da vida?", minha resposta é: "Se você estivesse vivendo, você não me faria esta pergunta. O propósito da vida é Viver." O que significa isso? Viver a vida dos sentidos. Os sentidos devem ser independentes e livres do julgo da mente.

O que está acontecendo agora com você, é que você não está experimentando a realidade. A realidade para você é aquilo que flui pelos sentidos. Mas se ficar todo o tempo interpretando a realidade, e qualquer informação que chega...  Por exemplo, você olha uma árvore e interpreta: "esta é uma árvore grande, verde, carregada de frutas, isto e aquilo...". Todo o tempo há comentários sendo tecidos pela mente. Quando você se senta na mesa para comer, não estás comendo. Está preocupado com o teu trabalho, a tua família, ou isto ou aquilo... ou a mente comenta sobre a comida mesmo. Isso mostra que a comida não está sendo experimentada.

É por isso que tenho dito que, se experimentar a realidade tal como ela é, então somente aí é que está verdadeiramente experimentando. E verá que a criação inteira é perfeita, que é maravilhosa, e que já estás no paraíso aqui mesmo. Você é que tem convertido este paraíso em um inferno.

É possível liberar os sentidos das amarras do pensamento. O pensamento só é necessário quando se necessita de outra forma. De outro modo, qual a necessidade que o pensamento?  Nenhuma. Não há necessidade de que o pensamento interfira na experiência em si.

Por isso dizemos que, quando os sentidos se libertam do controle dos pensamentos da mente, então é que se descobre a felicidade incondicional, o amor incondicional, e essa felicidade será tão grande que você se sentirá conectado com todos. Você de fato descobre o amor verdadeiro.

A felicidade verdadeira e o amor incondicional não são coisas separadas - são uma e a mesma. O estado de Mukti (libertação, iluminação) é um acontecimento natural.  Isso é o que fomos "projetados" para ser.  Isso é o que o ser humano deveria experimentar todo o tempo. Quando não experimentamos isto, a vida se torna miserável. E para escapar dessa miséria criamos vários caminhos de fuga, através dos quais estamos escapando. E a miséria é por que não estão experimentando a realidade pura e simplesmente, não a estamos experimentando diretamente. É por isso que as pessoas recorrem às drogas, álcool, sexo e outras formas de fuga. Porque de outra forma sua vida se torna sem sentido.

Então, a intenção deste movimento (Oneness) é ajudar a experimentar a realidade tal como ela é. Quando essa experiência acontece, você descobre o amor incondicional, a alegria incondicional. Você se sente conectado com tudo e todos, não se sente um indivíduo separado. Você já não vive para si mesmo somente, porque te tornas o Todo, vives para bem da humanidade. Isto não é um conceito ou algo mágico, esta é uma realidade do dia a dia. Uma vez que te iluminas ou te tornes Mukta... e milhões de pessoas já tem alcançado este estado, há inclusive aqui algumas pessoas que estão nesse estado."


Nenhum comentário: