"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

quinta-feira, outubro 20, 2011

Manifestando a capacidade infinita


Masaharu Taniguchi


Noda – Outro dia comentei a respeito da Seicho-No-Ie com o sr. Ishikawa, presidente da editora que publica a revista feminina Shufu no Tomo. Ele acha que cada homem deve dedicar-se apenas a uma única ocupação e disse-me o seguinte:

“O sr. Taniguchi, que prega o modus vivendi da Seicho-No-Ie, edita sua revista e tem outra atividade paralela. Então não se pode dizer que ele dedica sua vida totalmente à Seicho-no-Ie. Enquanto não se entregar apenas à Seicho-No-Ie, não poderá afirmar: ‘eu vivo da Seicho-No-Ie para a Seicho-No-Ie’. Quando observo o sr. Taniguchi, ele parece dizer: ‘Não vivo da revista; tenho outros meios de sustento’, e aí está a falha. Se ele dedicar sua vida apenas à Seicho-No-Ie, com a determinação de viver somente da revista, o número de leitores aumentará e a salvação se estenderá a maior número de pessoas. Ele precisa dar o exemplo de dedicação total ao empreendimento, eliminando todos os outros meios de sobrevivência. Se a manutenção da Seicho-No-Ie depender de recursos que ele obtém por meio de outras atividades, a revista deixará de ser editada caso ele perca o emprego. Se ele não se preocupa com a venda da revista por possuir outro meio de sustento, não se pode dizer que está se dedicando de corpo e alma ao empreendimento. Por conseguinte, não consegue atrair grande número de leitores, embora os artigos contidos na publicação sejam da melhor qualidade. A sua atitude de completo desinteresse pelos lucros comerciais merece elogios, mas carece de força para aumentar o número de leitores. Se o sr. Taniguchi deseja realmente aumentar o número de leitores, terá de deixar a outra ocupação. Resumindo, o conteúdo da Seicho-No-Ie possui Vida, mas infelizmente não se pode dizer o mesmo da editoração, porque esta não conta com a dedicação total do sr. Taniguchi."

Taniguchi – É uma opinião que merece respeito, uma vez que parte de um profissinal do ramo. Ele está certo quando diz que é necessária dedicação total de nossa vida a uma coisa só. A Seicho-No-Ie sempre tem defendido esse ponto de vista. Porém, a questão está em a que devo dedicar minha vida. Os objetivos da Shufu no Tomo e da Seicho-No-Ie são diferentes. Não é minha intenção dedicar a minha vida na atividade comercial de aumentar o número de leitores. Se eu almejar recursos para o meu sustento através da revista Seicho-No-Ie, poderei, como diz o sr. Ishikawa, “viver da Seicho-No-Ie para a Seicho-No-Ie”, mas ficarei totalmente dependente dessa publicação. A revista criada para salvar a humanidade desvirtuar-se-á de sua função e se transformará em instrumento de progresso e ambição pessoais. Então a revista Seicho-no-Ie, por mais que aumente o número de leitores, tornar-se-á uma revista espiritualmente morta.

Naturalmente, gostaria de ver aumentado o número de leitores da Seicho-No-Ie, mas não para melhorar a situação econômica da revista. Meu desejo é estender a salvação ao maior número possível de pessoas. Se pensam que tenho uma atividade paralela por não conseguir viver só com a publicação da revista, estão completamente enganados. Não sou eu quem irá ter dificuldades se a revista não se expandir, e sim um grande número de pessoas que habitam a humanidade. O ser humano que conscientizou ser filho de Deus não passa por dificuldades em hipótese alguma. Não há como um filho de Deus passar dificuldades. Descobri o meio de não passar dificuldades em circunstância alguma.

O sr. Ishikawa, quando tece críticas dizendo que a revista Seicho-No-Ie não conta com minha dedicação total, aparentemente está correto, mas está longe de compreender o objetivo da Seicho-No-Ie. Esta não nasceu para desenvolver uma atividade comercial. Minha vida, que é de um trabalhador comum, é exatamente igual à da maioria da humanidade. Mesmo assim, com a maior parte do meu tempo comprometida com meu emprego, consigo cumprir a missão de levar a luz à humanidade. Este é o caminho que desbravei. Descobri o meio de desenvolver a capacidade infinita que o homem possui como filho de Deus que é. O “modo de viver” da Seicho-No-Ie é valioso justamente porque pode ser praticado por quaisquer pessoas de qualquer profissão ou condição social. Se fosse para dar o exemplo de que não tenho outro meio de vida senão o da publicação de revistas, não teria sentido divulgar a Seicho-no-Ie.

Por mais que se amarre o homem com a corda chamada “profissão”, ele sempre poderá estender a mão para salvar o próximo. O importante é ter liberdade para realizar o que se pretende, mesmo estando amarrado. A maioria das pessoas pensa que não tem condição para ajudar os outros por estar totalmente presas a seus afazeres como um escravo de sua profissão. Mas o homem pode ajudar o próximo, qualquer que seja a sua ocupação. Eu, apesar de estar amarrado a meu emprego, consigo iluminar a vida de meus semelhantes, dando-lhes conselhos e curando seus males, além de redigir os artigos da revista Seicho-No-Ie. Isto é possível porque a Vida é infinita, porque o homem é filho de Deus. Quanto mais ele usa a Vida, mais ela se desenvolve. Demonstrar essa Verdade através da minha própria experiência é a finalidade atual da minha vida. Sei que a dedicação exclusiva a um empreendimento é a lei áurea do progresso. Entretanto, se tiver de me recusar a prestar qualquer serviço benéfico ao próximo sob o pretexto de estar me dedicando única e exclusivamente a uma determinada atividade, estarei admitindo que o homem é um ser limitado que não possui liberdade nem flexibilidade.

Recentemente, recebi uma carta de certa senhora cujo marido é sericultor (criador de bicho-da-seda). Diz ela que sericultura é uma atividade que requer quase 24 horas de dedicação por dia, não permitindo descanso suficiente a ninguém. O trabalho é tão estafante que ela ficou neurastênica. Ela sente a cabeça zonza e encontra-se num estado de total depressão. Devido a esse estado, pediu à sogra para substituí-la nas tarefas noturnas, mas fica tão constrangida por incomodá-la, que prejudica mais a saúde. Se trabalha à noite, prejudica a saúde; mas se pede ajuda à sogra, o peso na consciência a deixa doente da mesma forma. Então deseja trocar a sericultura por um trabalho que lhe seja mais adequado como o de costureira, por exemplo, e termina a carta pedindo o meu conselho.

Minha resposta à carta dela foi: “Morra e viverá”. Surgiram-me estas palavras porque eu próprio estou vivendo uma vida que emergiu da morte. Dando prosseguimento, disse-lhe: “Eu também não acho que o trabalho que executo atualmente na empresa seja adequado para mim, mas consigo trabalhar tranquilamente. A senhora fala em “trabalho mais adequado”, mas poucos são os que possuem condições adequadas. A grande maioria da humanidade vive presa a uma ocupação que não é do seu agrado. Se eu vivesse comodamente, desempenhando uma profissão adequada, não teria condições morais para mostrar à humanidade que o homem pode ter uma vida satisfatória, mesmo estando preso a uma ocupação inadequada. Eu conclamo a humanidade: 'Se você está preso a um trabalho inadequado por necessidade de subsistência, não lamente! Embora uma parcela significativa de sua vida seja tomada por atividades necessárias à sua subsistência, isso não é motivo para lamentações. Cristo indicou o caminho quando nos exortou a caminhar duas milhas se alguém nos obrigasse a caminhar uma milha. Você possui algo que ninguém pode tomar-lhe e nem a morte poderá levar: é o seu Eu verdadeiro, a sua Vida. De resto, nada há que mereça consideração.'

Sinto-me à vontade para pregar isso porque eu próprio ando duas milhas quando sou obrigado a andar uma. Se sua família vive da sericultura e a senhora é obrigada a cultivar bichos-da-seda, essa ocupação corresponde a andar “uma milha” a que se refere Jesus Cristo. Então a senhora deve andar “duas milhas”. A primeira milha é a parte que se oferece a quem a exige; a segunda milha é a parte que se conquista voluntariamente e é esta que traz satisfação. Não diga que a senhora não tem força para caminhar duas milhas. Estou lhe dando o meu exemplo.

A força do ser humano, o qual é filho de Deus, não é limitada. Nossa força é como a água de um poço ligado a um lençol subterrâneo sem limites, que brota infinitamente à medida que retiramos. O volume de água acumulado no fundo do poço é limitado, pois o poço tem profundidade e área limitadas; com base nessas duas medidas, pode-se calcular o volume de água. E se alguém deixar de tirar essa água, pensando que com isso poderá secar o poço, o volume dessa água será realmente pequeno e limitado, exatamente como ele pensa. Mas, se ele acreditar que essa água está ligada ao lençol subterrâneo inesgotável e a retirar tranquilamente todos os dias, brotará o tanto que for retirado. A força vital que nos sustenta é semelhante à água do poço: torna-se limitada para quem a mede, mas é inesgotável para quem a usa sem medir.

Se a senhora sofre de neurastenia, é porque pensa que não está sendo benquista pelos outros e receia que eles a estejam criticando. Se tem esse receio, é porque não tem convicção de estar manifestando força total; fazendo uma autoavaliação, não consegue atribuir nota dez a si mesma. Por não estar manifestando plenamente a sua força, sente-se constrangida perante os outros, e esse constrangimento desgasta sua mente e provoca a neurastenia. A senhora raciona seu esforço porque mede sua força vital, considerando-a limitada. Não a meça e manifeste-a o quanto for necessário. Se lhe exigirem que a manifeste dez vezes, manifeste-a vinte vezes. Assim, tanto sua sogra como os outros ficarão contentes, a senhora não precisará viver constrangida o dia todo, sentir-se-á descontraída, e a neurastenia desaparecerá por si mesma.


Foi este o teor da resposta que lhe escrevi. Se ela continua medindo o volume da Vida com uma “balança” ou uma “régua”, deve continuar neurastênica ainda. Se, porém, aprendeu a usar a Vida sem medi-la, já deve estar curada.

O sr. Ishikawa pensa que a revista Seicho-No-Ie deixará de ser editada caso eu perca o emprego porque ela é mantida com o meu ordenado, mas devo dizer que ele está equivocado. A Seicho-No-Ie surgiu para provar que o homem pode levar luz aos semelhantes, mesmo estando com seu tempo integralmente tomado pelo trabalho profissional. A maioria das pessoas pensa que não pode ajudar o próximo porque trabalha como empregado ou porque sua profissão não lhe permite esse luxo. Eu também pensava assim e várias e várias vezes cogitei deixar o emprego. Mas um acontecimento desfez essa “superstição” e compreendi que posso ajudar o próximo mesmo tendo uma ocupação das mais árduas. Foi então que surgiu a Seicho-No-Ie. Por isso, atualmente não penso mais em fugir do emprego. Posso ajudar as pessoas, sem mudar as condições da minha vida.

Esse modo de viver pode ser praticado por toda e qualquer pessoa. Uma das grandes Verdades descobertas pela Seicho-No-Ie é que a Vida (essência) do homem é totalmente livre, desembaraçada, desimpedida. A Vida (o homem verdadeiro) tem liberdade e flexibilidade ilimitadas: se lhe fecharmos uma saída, ela sai por outra; se fecharmos todas as saídas, ela se infiltra no solo ou sobe para o céu tal como a água. Quaisquer que sejam as restrições impostas ou a situação em que se encontre, o homem sempre tem saída e possibilidade de ajudar o próximo.

Noda – Então o senhor pretende continuar eternamente nessa vida dupla, trabalhando como empregado e ditando a revista ao mesmo tempo?

Taniguchi – O único fato que está determinado é o de que a Vida (o homem) sempre vive. A forma de viver não está determinada. Quando se delimita a forma de viver, a Vida perde a liberdade. A Vida é admirável justamente porque pode ajudar os semelhantes, mesmo mudando sua forma de agir conforme mudem as circunstâncias e as pessoas. Se minha vida, dedicada à Seicho-No-Ie, fosse vida particular para satisfazer meu ego, seguiria o rumo que eu traçasse; porém, como se trata de vida que surgiu para realizar a vontade do Pai, terá de mudar conforme a vontade d’Ele. Existe a convicção de fazer a vontade do ego e a convicção de agir conforme o fluir da Vida do Universo, sob o apoio da Vida do Universo. Esta segunda é a convicção da Seicho-No-Ie. Chegando ao momento oportuno, pode ser que eu deixe a vida de empregado, mas de modo natural. Se a deixar com a ambição de ampliar a divulgação da revista, serei um simples editor profissional. Se atualmente sou empregado, é porque a humanidade precisa de um exemplo de que o homem, mesmo vivendo como simples empregado, pode ajudar o próximo e levar luz a milhões de pessoas. Quando a humanidade presenciar suficientemente tal exemplo e precisar de um outro exemplo de vida, meu modo de viver mudará naturalmente, segundo a vontade divina, e não segundo a vontade do meu ego.

A Vida não precisa viver conforme uma forma preestabelecida; o melhor é viver segundo o fluir da Grande Vida universal, e então tem-se maior liberdade. Nós respeitamos a forma, mas sem nos prendermos a ela. Não precisamos nos prender à forma porque ela é “sombra” projetada. O principal é a Vida. Estando a Vida firme em seus propósitos, a forma pode variar milhares de vezes. Se, ao contrário, a Vida se sujeitar a uma determinada forma para mantê-la, é como se ela estivesse morta. Mas isso não quer dizer que se possa mudar a forma a todo momento, a torto e a direito. Quando a pessoa conscientiza no fundo da alma a Vida sempiterna, que não morre nem quando morre o corpo, consegue naturalmente viver do modo mais adequado ao momento e às circunstâncias.

Uma vida forçada, dirigida pela força do ego ou conduzida obstinadamente dentro de uma forma determinada pode ter grandes avanços durante certo tempo, mas um dia fracassa. Ainda que a pessoa não fracasse até o último momento de sua vida, fracassa com a morte. Napoleão fracassou, Alexandre Magno idem. Na hora da morte, é preciso abandonar todas as ambições, inclusive a de unificar o mundo. Então, obviamente se deve abandonar a ambição de querer incrementar a publicação de uma revista.A todo instante, devemos viver de tal forma que não fracassemos nem mesmo na hora da morte. Se vivermos sem nos apegarmos à forma, embora respeitando-a, de tal modo que a Vida (que habita em nosso interior) projete corretamente sua “sombra” em nosso dia-a-dia, não fracassaremos após a morte. A Vida prossegue fazendo sua imagem refletir-se de diferentes formas, segundo os “espelhos” pelos quais passa. Conforme o tipo e o formato do espelho – grande, pequeno, redondo, quadrado, plano, convexo, côncavo, etc. –, varia a imagem nele refletida, e isso é o natural. Se alguém insiste em fazer com que se reflita uma mesma forma ou imagem em todos os espelhos, é porque está sendo dirigido por seu ego. Não é preciso preestabelecer uma imagem, pois a Vida projeta infalivelmente uma bela imagem, sempre adequada ao ambiente (espelho) por onde passa.

Todas as imagens refletidas são boas e belas. Esse processo é comparável à formação dos belos cristais de neve, de diversas configurações, porém todas hexagonais, quando uma massa de ar frio, sem usar de artifício algum, passa pelas gotículas suspensas no ar. A vida é uma jornada em que cada qual avança projetando a “sombra” de sua Vida-essência em seus respectivos espelhos ambientais e circunstanciais. Por isso, basta que caminhemos projetando a “sombra autêntica” de nossa Vida-essência, e então veremos cristalizada naturalmente uma vida bela. Para que isso aconteça, é fundamental conscientizarmos a natureza perfeita de nossa Vida-essência. Não devemos cometer o equívoco de tomar a forma por Vida. Quando cometemos esse equívoco, já estamos em ilusão. A forma desaparece infalivelmente porque é “sombra” projetada. Aquele que se apega à forma, tomando-a por Vida, ficará frustrado quando ela desaparecer. Embora os cristais hexagonais de neve derretam, o princípio que os forma jamais derrete. Do mesmo modo, embora as formas desapareçam, a Vida é indestrutível. Compreender isto é fundamental.

(Do livro " A Verdade da Vida, vol. 15", p.118-131)

Nenhum comentário: