"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

segunda-feira, abril 14, 2008

Sabedorias do Caminho Infinito - 01

Joel S. Goldsmith


*Comece sua vida espiritual por compreender que todos os conflitos devem ser apaziguados dentro da sua consciência.

*Nunca existe um conflito com uma pessoa ou condição, e sim com o falso conceito mentalmente mantido acerca de uma pessoa, coisa, circunstância ou condição. Por isso, faça a correção dentro de você mesmo, no lugar de tentar mudar alguém ou algo externo.

*Reconheça a Deus como substância, lei, causa e atividade de tudo o que é, e deixe, logo a seguir, de se imiscuir física ou psiquicamente com o mundo externo. Volte-se para dentro de si mesmo, e resolva aí todas as aparências.

*Quando vivemos a partir do centro de nosso Ser, os pensamentos, as opiniões, as leis e as teorias do mundo não nos afetam. Nada nos atinge, pois nós não reagimos ao mundo das aparências.

*Na vida espiritual, não colocamos rótulos sobre o mundo. Não julgamos como bom ou mal, doente ou sadio, rico ou pobre. Enquanto as aparências possam mostrar harmonia ou discórdia, pelo não julgamento, meramente reconhecemos, deixando que o que É verdadeiramente defina a si mesmo.

*Viver espiritualmente é saber que tudo É; não dê nomes, rótulos, definições, nem julgue aquilo que é. Contente-se em saber que É, e deixe que aquilo que É lhe revele o seu ser, sua natureza e caráter.

*A oração é a visão interior da harmonia. Esta visão é obtida pela renúncia ao desejo de mudar ou de melhorar alguém ou alguma coisa.

*Nunca busque na oração alguma coisa ou situação. Deixe que a harmonia se defina e se revele por si. Que a tua oração seja um deixar o que É se revelar.

*A oração é uma percepção daquilo que É, apenas "vendo-o" como é, e não fazendo-o ser.

*Orar é conscientizar a harmonia sem esforço mental de nossa parte.

*Orar é ausência de desejos no reconhecimento do que É.

*A sabedoria espiritual revela a nascente profunda, fresca e clara do contentamento dentro de nós, através do nosso reconhecimento daquilo que É.

*Tenha certeza de que sua oração não seja uma tentativa de influenciar Deus.

*Tenha certeza de que sua oração não seja uma tentativa de melhorar o universo de Deus.

*Esteja em paz: Deus É.

*Repouse na fonte clara e profunda fonte de contentamento dentro de você: a Paz já É.

*Não alimente desejos no mundo. Deixe que a Graça de Deus lhe baste.

*Não há nenhum poder do mal externo a nós. As discórdias não têm existência externa, objetiva. Resolva isso dentro de sua própria consciência. "por que gritam os pagãos e as pessoas imaginam coisas vãs?"

*Há no homem uma visão espiritual que tudo vê através das aparências. Esteja em paz.

*A visão de Daniel revelou quatro reinos temporais destruídos por uma pedra "arrancada da montanha sem o auxílio das mãos". Quando "vir" esta pedra sendo retirada da montanha "sem as mãos", poderá observar que ela é a Palavra. A Consciência, a percepção daquilo que É, é a "pedra", que tudo vence, sem poder ou força, mas pela graça que É. Esteja em paz.

*Apenas o que É vence o mundo.

*A água fresca e clara da fonte interior do contentamento nos refresca com a certeza de que a alegria já É. "Paz, sê quieto".

*Leve as discórdias para a fonte do contentamento; lave-as e observe - a Graça de Deus! "Eu vos dou a minha paz".

*Não temas: "Sou Eu".

*Não há limites externos ao teu ser. Sê livre.

*Esteja satisfeito com aquilo que é.

*Demora-te na profunda fonte do contentamento. EU SOU. É.

*Se puderes descobrir alguma forma de oração, de meditação ou de pensamento que cure, que enriqueça ou abençoe, terás feito com que um efeito se torne Deus. Impossível! Só Deus é Deus!

*Se puderes encontrar algo ou um pensamento ao qual se apegar - mesmo assim um efeito seria Deus. Impossível!

*É impossível conscientizar Deus enquanto tivermos um "propósito" ou um "objeto" outro que não o próprio Deus.

*É impossível alcançar qualquer coisa através de Deus enquanto tivermos o desejo de encontrá-la. Deus é um Deus ciumento.

*Não procures Deus no reino do pensamento ou das coisas.

*Tudo o que pode ser conhecido é efeito - nunca Deus. Pare de tentar.

*O homem, julgando pelos padrões humanos, se queixa de que a prece não é atendida. Para se beneficiar da prece precisa se desfazer de todos os conceitos pessoais de bem. Não tente acomodar a oração atendida aos moldes dos desejos humanos.

*A Verdade é infinita; por isso não pode ser conhecida por termos finitos.

*Vai a Deus como um vaso vazio, desejando um preenchimento segundo as medidas e maneiras de Deus.

*Deus não está no cenário humano. Se você estiver cônscio do significado dessa afirmação, poderá dar a própria vida e ressucitá-la à vontade.

*A vida não está na dependência da matéria.

*Deus não é poder. Quando alcançamos o Centro da Consciência, encontramos uma completa tranquilidade - uma fonte profunda de Silêncio. Não é poder, pois nada há contra o que ser posto à prova ou superar: Ele simplesmente É.

*A conscientização de Deus não produz harmonia. A presença de Deus é a harmonia.

*O único erro é o sentimento da ausência de Deus. A conscientização de Deus não desfaz o erro - Deus mesmo é a única harmonia.

*Ninguém pode revelar Deus a outrem, mas revelando a natureza da prece, colocamos o outro na condição de ter uma experiência de Deus, e esta só pode ocorrer pela correta compreensão da oração, que é o ponto de contato com Deus; a oração é o caminho para a revelação de Deus, é a preparação da consciência para a experiência de Deus.


Nenhum comentário: