sábado, novembro 30, 2013

Onde nos leva o caminho espiritual?

- Núcleo -

"Aquele que Me percebe em toda parte e contempla todas as coisas em Mim nunca Me perde de vista, nem Eu jamais o perco de vista." (Bhagavad Gita VI:27, 29-30)


Divinos Personagens,

Eis um texto bastante “nuclear”!

Quando meus olhos físicos leram o texto acima, que se encontra na página 89 do livro “A Yoga de Jesus”, imediatamente percebi que este é um texto, uma revelação divina, que deve ser compartilhada, especialmente com os que estão no caminho espiritual.

A propósito, onde nos leva o caminho espiritual? Este caminho nos leva à percepção do sagrado a cada momento da vida. Ele nos torna conscientes da beleza das coisas simples que inundam nossas vidas todos os instantes, como cada movimento que fazemos, cada olhar que lançamos, cada momento que respiramos; a contemplação do silêncio ou dos sons da natureza, enfim, tudo. É uma simples questão de percepção, de nos mantermos conscientes dos “eternos presentes” e da presença de Deus.

Enquanto nos mantemos imersos em nossos pensamentos ou enquanto nos mantemos na expectativa do momento de união com Deus que reservamos para meditar ou orar, nossa atenção não está focada no presente, então não estamos desfrutando o presente e perdemos a benção daquele momento. Por certo devemos reservar um tempo dedicado à meditação e oração, mas que este tempo seja o de exercitarmos e manter nossa atenção no presente e na onipresença. Assim, quando estamos em grupo, compartilhamos com os demais a consciência que temos da benção que é o momento de estarmos reunidos, como familiares, como irmãos, como pais e filhos, como amigos. Estas são oportunidades em que estamos experimentando o amor de Deus em suas infinitas formas. Da mesma forma, enquanto estamos sós podemos desfrutar o amor de Deus em silêncio, em oração, em contemplação ou em meditação, ou seja, ouvindo Deus, falando com Deus, percebendo Deus ou sendo um com Deus!
 
A percepção de que nossa vida é a oportunidade de estarmos desfrutando o onipresente amor de Deus, enquanto personagens, é a chave de uma vida humana realizadora, aquilo que Jesus revelou ao dizer: "Eu vim para que tenham Vida em abundância". No Núcleo enfatizamos que “crer” é perceber Quem faz. Assim, os que creem, ou seja, os que não apenas acreditam nas palavras de Jesus, mas sim os que tem fé, os que percebem a verdade que elas expressam têm “vida em abundância”. Então, mantenham-se atentos, percebam Quem faz e desfrutem o presente!
 
Façam isso a cada momento. Não se separem do momento de comunhão com Deus, porque Deus não Se separa de Seus filhos em instante algum. A mensagem de hoje começa com uma citação do Bhagavad Gita e termina com uma citação bíblica, porque os textos sagrados legados à humanidade são revelações divinas, do mesmo Deus único. E a revelação bíblica é esta: “Pois, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rm 8:14)

Escolham estar “casados com Deus”. Mantenham esta união espiritual; não permitam que alguns pensamentos da mente separem aquilo que Deus uniu. Sejam guiados pela percepção da Consciência do Ser que está em cada um, que revela a unidade essencial que existe entre cada presente neste universo e Deus; entre o personagem e o Ser.

Saudações a todos.
 
 

Um comentário:

  1. A base, a substância, a fonte…


    Pensamento comentado de Sathya Sai Baba para o Dia 02/12/2013

    Os comentários estão entre chaves {…}


    “O barro {o Ser, a base, a substância, a fonte} existia antes que pratos e potes {divinos personagens com nomes e formas} fossem feitos a partir dele; potes e pratos {divinos personagens com nomes e formas} são de barro e ele permanecerá quando os pratos e os potes {divinos personagens com nomes e formas} se forem. O prato e o pote {divinos personagens com nomes e formas} devem estar cientes de ser sempre lama; isso, em outras palavras, é Auto-Realização. Quando isso for conseguido, sempre que lançar seu olhar, você {divino personagem com nome e forma} encontrará a si mesmo {encontrará sua própria base, substância e fonte}, e para onde quer que sua atenção se dirija, você verá seu reflexo {verá seu reflexo em todos os outros divinos personagens com nomes e formas}. Comece a sentir isso agora {perceba isso agora!}, a partir deste instante! Procure identificar-se como parte da grande e gloriosa Entidade { procure identificar-se como parte do Ser Real, que é a base, a substância, a fonte}, pois, em última instância, toda Grandeza e toda a Glória são Dele!”

    ResponderExcluir

Devido aos spams que chegam constantemente, os comentários estão sujeitos à moderação.
Grato pela compreensão!