A Lei da Atração, apresentada no filme "O Segredo", está, agora, sob o domínio do conhecimento popular... do povão. A maioria das pessoas deve estar encarando "O Segredo" como sendo uma fórmula mágica para resolver todos os problemas da vida. O livro e o filme apresentam a lei da atração como sendo o maior e mais poderosa lei do Universo. Agora qualquer pessoa pode se sentir segura, confortável... o medo de todo o desconhecido, agora já pode desaparecer. Tudo que o homem tem de fazer é viver sua vida... satisfazendo todos os seus desejos, obtendo tudo o que ele quiser.(...)
Quem dera se fosse algo tão fácil e simples assim. A lei da atração pode até conceder ao homem tudo o que ele quiser. Com ela a pessoa pode se tornar incrivelmente rica, incrivelmente saudável, incrivelmente bem sucedida... mas não pode ser incrivelmente feliz. Porque a felicidade não está somente no campo da vida material. Antes de fazer parte da matéria, a felicidade se encontra principalmente no plano do espírito. Ela é mais espiritual do que material.
O ensinamento de "O Segredo" não é algo novo. Ele é um ensinamento antigo. Muitos autores do século 19 escreveram sobre esse assunto. Ele nunca foi um ensinamento escondido pelas pessoas mais poderosas do mundo. Sempre houve livros e mais livros falando à respeito deste assunto. Mas ele tinha um público pequeno. Rondha Byrne, autora do filme e do livro "O Segredo", fez um excelente trabalho, que foi o de levar esse conhecimento às pessoas do mundo inteiro. Mas tudo o que ela fez , foi vestir esses ensinamentos mentais com uma roupagem totalmente nova.
As pessoas, agora, podem ter acesso a este tipo de conhecimento... mas mesmo assim elas desconhecem muitas coisas sobre ele. O livro e o filme não falam dessas coisas. Nem mesmo a autora deve saber disso. Talvez alguns daqueles professores... quem sabe.
Mas nem todas as pessoas conseguirão obter os resultados prometidos no filme, porque tentarão concentrar todos os seus esforços em obter as coisas que desejam e satisfazer seus egos. Por mais que um homem consiga o que deseja, ele nunca irá se contentar, porque logo em seguida ele irá desejar algo maior. O ego humano não pode parar. Ele precisa ser assim, se quiser continuar sobrevivendo. E a maioria das pessoas irão se perder em seus egos. Irão se esquecer de voltar sua atenção para coisas mais simples e importantes como perdoar, viver em harmonia com as pessoas, cultivar um estado de gratidão por tudo, fazer o bem, ajudar ao próximo. Quem não proceder dessa forma dificilmente vai obter resultados na prática da lei da atração.
Uma pessoa que se ocupa em dedicar amor aos outros alcança algo muito mais valioso do que o ensinamento apresentado em "O Segredo". Quem dedica amor às pessoas, à vida, a si mesmo... chega uma hora em que essas pessoas recebem de Deus uma graça especial: a revelação do Verdadeiro Segredo. A lei da atração, se comparada com esse Verdadeiro segredo, não é nada; não tem importância alguma.
O Amor é o caminho que nos prepara para recebermos e compreendermos os mistérios de Deus. As coisas de Deus não podem ser entendidas com a mente ou com a intelectualidade... nem com os sentidos humanos. À medida que o homem vai dedicando cada vez mais amor à tudo e todos, ele vai aprendendo a se importar cada vez menos com as coisas que são objetos da intelectualidade, da mente e dos sentidos. E o homem aprende, aos poucos, a perceber a existência de algo invisível, mas sagrado... e começa a compreender a importância dessa substância invisível. O Amor é o caminho que liberta o homem da escravidão das coisas visíveis -- tudo o que é visível é limitado -- e passa a compreender o lado invisível da vida. Assim, ele alcança uma total liberdade interior. O Amor nos liberta das coisas do mundo e nos sintoniza com Deus. O Amor é o caminho.