tag:blogger.com,1999:blog-25215107.post5084682558125528385..comments2024-01-03T14:44:38.638-03:00Comments on TEMPLO DOS ILUMINADOS!: Assim se identificam o Budismo e o Cristianismo - 2/11Unknownnoreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-21762358608586478992014-03-23T15:45:38.649-03:002014-03-23T15:45:38.649-03:00Muito bom!
Muito bom!<br />Alexnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-81777035143839794702014-02-16T04:10:25.898-03:002014-02-16T04:10:25.898-03:00_/\__/\_Templohttps://www.blogger.com/profile/15360000597962169903noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-13943691433295504392014-02-15T17:39:54.158-02:002014-02-15T17:39:54.158-02:00Namastê!
Namastê!<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17784180085532150663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-23705183782672363532014-02-15T14:16:42.670-02:002014-02-15T14:16:42.670-02:00Amigos leitores,
O comentário acima, feito pelo S...Amigos leitores,<br /><br />O comentário acima, feito pelo Silvano, detém uma explicação completa de absolutamente tudo o que Masaharu Taniguchi explanou neste post.<br /><br />Basicamente, tudo se resume a compreender que há no ser humano duas visões/percepções possíveis: uma que percebe a representação (mundo fenomênico) e outra que percebe a Consciência do Ser (o mundo onde habita o próprio Ser). <br /><br />Um ponto muito importante abordado pelo Silvano é que devemos nos atentar para o fato de que não adianta pensar (com a mente do personagem) que "a matéria não existe". A constatação verdadeira de que a "matéria não existe" ocorre naturalmente quando se está percebendo o próprio Ser. O Ser percebe a si mesmo, não pelo pensamento, mas por meio da própria percepção. A mesma percepção que possibilita perceber a Consciência do Ser é a que, concomitantemente, nos possibilita constatar que a matéria não existe.<br /><br />Enfim, a "negação da matéria", a "negação do corpo carnal" preconizada pela Seicho-No-Ie não é algo a ser feito pelo pensamento ou por meio de exercícios mentais. Ao invés de agitar sua mente, pensando exaustivamente que "a matéria não existe", o personagem deve silenciar a mente a fim de poder perceber que a matéria não existe. Pois é o Ser quem proporciona a percepção de que somente Ele é real e o mundo da matéria é apenas uma representação.<br /><br />Namastê!Templohttps://www.blogger.com/profile/15360000597962169903noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-22296847935779721162014-02-14T16:13:05.187-02:002014-02-14T16:13:05.187-02:00O Amor e a Verdade não podem alimentar maldade con...O Amor e a Verdade não podem alimentar maldade contra o homem, que é realizador da vontade de Deus e imagem concretizada de Deus. (...) Jesus possibilitou ao homem ver a Imagem Verdadeira por meio do amor (o princípio básico de seu ensinamento) e lhe ensinou a reconciliar com Deus. <br />E Mary Baker Eddy completa, dizendo:<br />Quando contemplar a Imagem Verdadeira com amor e intuição, que é superior aos cinco sentidos, o homem será salvo das leis materiais do pecado e da morte, graças à lei da Imagem Verdadeira, isto é, lei do amor de Deus. (Ciência e Saúde, pp. 18-19, de autoria de Mary Baker Eddy). <br /><br />“Contemplar a Imagem Verdadeira com amor e intuição, que é superior aos cinco sentidos” é meditar, é perceber com a percepção do Eu Verdadeiro. Vale lembrar que na Meditação Shinsokan é a própria Imagem Verdadeira, ou seja, é a percepção do “Eu Verdadeiro” em nós Quem imediatamente deixa o mundo dos cinco sentidos. <br />Enfim, a meditação é a percepção que proporciona as duas coisas ao mesmo tempo:<br />1- Negação do corpo carnal, pela percepção de que o mundo fenomênico é uma representação; <br />2 - Afirmação de uma dimensão mais elevada, pela percepção de que o mundo divino é Realidade. <br />Tendo compartilhado essas percepções findo esse comentário.<br />Namastê.<br />Silvanohttp://www.nucleu.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-12789797473797542452014-02-14T16:12:03.211-02:002014-02-14T16:12:03.211-02:00O Deus real é Aquele do primeiro capítulo da Bíbli...O Deus real é Aquele do primeiro capítulo da Bíblia, Quem faz e vê que tudo que fez é muito bom! É o Deus que criou o homem a Sua Imagem e Semelhança! E esse fato não se alterou... Adão e Eva continuam no paraíso, mas estão sonhando... estão concebendo a realidade dos cinco sentidos...<br />Masaharu Taniguchi assim descreve a Realidade divina, consciencial, o mundo criado por Deus: “Esse mundo perfeito deve ser chamado mundo da ideia primeira de Deus. A pessoa não ciente de que ela própria é uma ideia concebida por Deus, portanto, que é um ser espiritual que mora no mundo da ideia primeira criado por Deus, sonha, e no sonho concebe a ideia segunda: “sou matéria, pois possuo forma”. Esse mundo imaginário criado pela ideia segunda é o mundo em que vivemos, o qual não é o mundo da ideia primeira, de Existência Verdadeira. O homem, pensando erroneamente que este é o mundo da Existência Verdadeira, apega-se a ele; e onde há apego nasce o sofrimento e a ilusão gera a ilusão. Foi assim que surgiu o mundo de conflitos, o mundo da luta pela sobrevivência.” [A Verdade da Vida, volume 11, páginas 33 e 34]<br />Masaharu Taniguchi escreve: O pecado original de Adão consistiu em ver o ser humano apenas com a inteligência dos cinco sentidos, considerando-o equivocadamente como existência carnal. Como tal, o homem é eterno pecador. Ele terá de se alimentar matando seres vivos, viver envolvido em conflitos e matanças. Enfim, será possível apenas uma vida de pecados. Mas o ser humano não consegue suportar tanto sentimento de culpa. Ele precisa absolutamente se livrar do homem carnal, que é um acúmulo de pecados, transcende-lo, lançar-se no mundo sem pecado e conscientizar-se de que ele próprio é homem sem pecado. Do contrário, terá de sofrer de eterna autocontradição, a incoerência entre o desejo de ser puro e a vida maculada de lama. para o homem se libertar dessa autocontradição e conscientizar-se de sua natureza perfeita e sem contradição como santo Filho de Deus, precisa, a todo custo, negar o corpo carnal. Somente por meio dessa negação, o ser humano pode atingir a conscientização de sua natureza espiritual sagrada e imaculada. Até consegui-lo por completo, ele continuará sendo descendente de Adão e não deixará de ser um mortal que "veio do pó e ao pó voltará".<br />Nesse ponto voltamos à necessidade daquela “afirmação de uma dimensão mais elevada”, aquela percepção de Unidade com o Ser Real.<br />Aqui Masaharu Taniguchi se vale da percepção compartilhada por Mary Baker Eddy que diz:<br /><br />A ressurreição é a prática concreta por meio da qual o homem se une a Deus e, com isso, o homem passa a refletir a Verdade, Vida e o amor como filho de Deus. Jesus de Nazaré pregou a Verdade de que pai e filho (Deus e o homem) são um, e comprovou isso. Jesus negou corajosamente as provas sensoriais mostradas pelos cinco sentidos, fez oposição a mandamentos materialistas e dogmas farisaicos e, pelo seu poder de cura, refutou concretamente todos os seus opositores.<br />Silvanohttp://www.nucleu.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-77003255881231035442014-02-14T16:11:13.874-02:002014-02-14T16:11:13.874-02:00Nesse momento, inúmeros bodisatvas, seres celestia...Nesse momento, inúmeros bodisatvas, seres celestiais, humanos e não-humanos, vendo-o sem cotovelos, ficaram inquietos, aflitos e tristes e disseram: "Esse bodisatva é o nosso mestre que nos doutrina. Mas ele, queimando seus cotovelos, fica com o corpo incompleto!". O bodisatva jura à multidão: "Eu, perdendo dois cotovelos, obterei infalivelmente o corpo dourado de Buda. Se for verdade o que estou dizendo, recuperarei meus dois cotovelos". Assim que acabou de jurar, os cotovelos foram restaurados. (Capítulo "Yakuo-bosatsu-honji) [Assim demonstrou o bodisatva Issaishujô-kiken que ele o Buda Nichigatsu-jômyô-toku eram Um e o mesmo Ser!]<br />Enfim, a “afirmação de uma dimensão mais elevada” é essa percepção de Unidade com o Ser Real.<br />Essa “afirmação de uma dimensão mais elevada” que corresponde ao conceito da “ressurreição” está perfeitamente retratada neste conto neste trecho: “ele renasceu no mundo de Buda Nichigatsu-jômyô-toku: nasceu (surgiu) subitamente, sentado em posição zen, na casa do rei Jotoku como seu filho”<br />Negar o corpo carnal corresponde, em termos da linguagem usada no Núcleo, a perceber que o "corpo carnal", a matéria, o mundo fenomênico é uma representação, fruto da percepção da própria mente do personagem que estamos representando! Isso significa dizer que o "eu" que identificamos ao "corpo carnal", ou seja, a identidade do nosso "eu material", do nosso "eu fenomênico", não é a nossa real identidade. A origem desta identidade irreal é a percepção da mente do personagem. Significa que a percepção que nos faz identificar com quem estamos sendo, com quem estamos representando, não é a real percepção, mas apenas uma percepção que estamos mantendo... Quando a matéria é percebida como sendo inexistente, uma simples representação, a mente também o é, e da mesma forma a percepção da mente também o é.<br />Quanto a esta percepção da mente Masaharu Taniguchi diz que: "A inteligência que faz ver o corpo carnal como sendo o homem em si, não passa de "fruto da árvore do conhecimento" sugerido pela serpente. Por terem comido desse fruto, adão e Eva (representantes da humanidade) foram expulsos do jardim do Éden (mundo da Vida eterna). O "fruto da árvore do conhecimento" sugerido pela serpente é o conhecimento baseado nos cinco sentidos, pois a serpente é um animal que rasteja na terra, isto é, na superfície da matéria. Vendo o homem com o conhecimento baseado nos cinco sentidos [Vendo o homem com a percepção da mente do personagem], ele não passa de aglomerado de "pó da terra" e não é Vida eterna. O homem enganado pela serpente foi declarado por Deus como vida limitada (sujeita à morte) com as seguintes palavras: "Porque tu és pó e ao pó voltarás".<br />Aqui vai uma revelação que também passa sem ser notada por muitos! Tudo o que se passa após Adão e Eva terem “comido do fruto” da árvore do conhecimento do bem e do mal é fruto dessa árvore... é fruto da percepção que esta árvore produz! Ela produz a percepção dos cinco sentidos!<br />Isso significa que o episódio da expulsão de Adão e Eva do paraíso e o próprio Deus que os expulsa do paraíso são “frutos dessa árvore, ou seja, da percepção que esta árvore produz”...<br />Silvanohttp://www.nucleu.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-64748403421245146092014-02-14T16:10:27.210-02:002014-02-14T16:10:27.210-02:00Nesse momento, o Buda Nichigatsu-jômyô-toku prega ...Nesse momento, o Buda Nichigatsu-jômyô-toku prega a Sutra do Lótus ao bodisatva Issaishujô-kiken e a vários ouvintes. o referido bodisatva desejou e aprendeu técnicas ascéticas [a fim de “concentrar” a mente na busca por Deus]. Seguindo os ensinamentos de Buda Nichigatsu-jômyô-toku, ele buscou a Buda com ardor, dedicando-se ao aprimoramento espiritual por doze mil anos, alcançou o sublime estado de concentração mental e sua mente se encheu de júbilo. (...) Fez chover no firmamento flores de mandala e perfume de candana (...), dedicando-os a Buda como oferenda. Terminada a oferenda, saiu da concentração mental [este é o marco do final “concentração”], levantou-se e disse mentalmente a si mesmo [Atentem bem que ele “diz a si mesmo”, ou seja, ele não volta sua atenção para nada fora de si mesmo!]: "Fiz essa oferenda a Buda [após o “esforço ascético”; após a “concentração mental”] com o meu poder sobrenatural, mas isso é insignificante com o fato de oferendar o meu próprio corpo". (...) Assim, untou o seu corpo com óleo aromático e, diante de Buda Nichigatsu-jômyô-toku, cobriu-se com veste celestial, embebeu-a de diversos óleos aromáticos [fez algo a ser desfrutado a fim de contemplar: cobrir-se com veste celestial, embebe-la de diversos óleos aromáticos], ateou fogo em seu corpo com seu poder sobrenatural [e contemplou a tudo percebendo tratar-se de uma representação plena de luz divina], e a sua luz iluminou oitocentos milhões de mundos (...) [Disse Jesus: Quando Eu for levantado – do chão da visão materialista deste mundo – a muitos atrairei a Mim]. O seu corpo se extinguiu após arder durante mil e duzentos anos [Aqui há uma implícita comparação de que a “contemplação” requer apenas um décimo do tempo empreendido na fase de ascetismo da “concentração mental”]. (...)<br />O que se seque é uma descrição da “meditação”... a percepção da Realidade!<br />Após terminar essa oferenda e morrer [após o período de ascetismo e de negação completa do corpo carnal pela percepção de que a matéria, a mente e o mundo são apenas “representação”], ele renasceu no mundo de Buda Nichigatsu-jômyô-toku: nasceu (surgiu) subitamente, sentado em posição zen, na casa do rei Jotoku como seu filho, e imediatamente pregou ao pai os ensinamentos de Buda em forma de poesia (...) [Após a concentração e a contemplação ele “surgiu, nasceu subitamente, ou seja, percebeu imediatamente, despertou para a Realidade de que está na “casa do Rei” e que “é seu Filho”] [E com essa percepção, esse despertar, imediatamente compartilhou a Verdade dos ensinamentos divinos]. O Buda Nichigatsu-jômyô-toku dirigiu palavras ao bodisatva e entrou no nirvana tarde da noite (...) [A Consciência do Ser continua a dirigir palavras ao “ser consciencial” e este se rege por elas. Revelou Jesus que “nem só de pão material vive o homem mas de toda palavra que procede de Deus]. Naquele momento, o bodisatva disse a toda a multidão: "Vós todos, orai compenetradamente. Neste momento vou celebrar um ofício pela alma do falecido [por todos os que se encontram na representação chamada “mundo espiritual”, que não é o mesmo que o paraíso, o Mundo da Imagem Verdadeira, a Realidade divina] dedicando-lhe uma oferenda" (...). Então, diante de oitenta e quatro mil túmulos, queimou seus cotovelos durante setenta e dois mil anos. (...) <br />Silvanohttp://www.nucleu.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-68576791334668765942014-02-14T16:09:32.798-02:002014-02-14T16:09:32.798-02:00Enquanto a “negação do corpo carnal” corresponde n...Enquanto a “negação do corpo carnal” corresponde no cristianismo ao conceito de “crucificação” [alguns ensinamentos espirituais associam este conceito cristão ao conceito de “anulação do ego”] a “afirmação de uma dimensão mais elevada” corresponde ao conceito da “ressurreição”.<br />Masaharu Taniguchi esclarece que: “A crucificação de Jesus significa "x" (xis - anulação) e ao mesmo tempo "+" (positivo, afirmativo), isto é, ressurreição.”<br />Masaharu Taniguchi esclarece também que: “para manifestar a Vida que é o filho de Deus, é preciso, primeiramente, negar o corpo carnal. A crucificação de Jesus constitui o último degrau de negação do corpo carnal. <br />O que se segue é um conceito aprofundado e essencial neste tema. A assimilação desse conceito facilitará a compreensão do conto mitológico narrado por Masaharu Taniguchi sobre a interação entre o Buda Nichigatsu-jômyô-toku e o bodisatva Issaishujô-kiken. [e cada um de nós!]<br />Acompanhem com atenção: <br />Para facilitar a assimilação concebam a imagem o Oceano...<br />O foco da nossa atenção sobre o Oceano irá transitar da superfície às profundidades...<br />Iniciamos nos focando na superfície, observando as ondas do Oceano: Chamamos este primeiro foco de atenção, direcionado às ondas, de “concentração”. Aqui estamos apenas direcionando a atenção à superfície onde podemos observar as ondas e não a qualquer outro ponto do Oceano! <br />Um segundo foco de atenção, ainda está relacionado às ondas, mas agora com outro enfoque, sobre os movimentos e as formas infinitas que estas ondas assumem. O que era no início uma simples atenção direcionada às ondas e não a qualquer outro ponto do Oceano passa a ser um desfrute do que está sendo percebido. A isso chamamos de “contemplação”.<br />Estes focos de atenção, “concentração” e “contemplação”, correspondem respectivamente ao período do ascetismo no qual o buscador procura desfocar sua atenção do mundo fenomênico e direcioná-la na busca por Deus, através da concentração mental, e o período do desfrute que se segue ao perceber que Deus subjaz a toda Sua criação divina! Que é o período da contemplação.<br />Ao final destes dois períodos desperta-se no paraíso, no “solo da Imagem Verdadeira”, no Nirvana. É a percepção de Unidade ou “meditação”! É a percepção de que Quem percebe é o próprio Deus. <br />Vejamos como isso está retratado no conto mitológico narrado por Masaharu Taniguchi, que diz:<br />“Na Sutra do Lótus também consta que Issaishujô-kiken-bosatsu, negando o corpo carnal, queimou-o e depois manifestou o corpo de ouro indestrutível. Trata-se de um conto mitológico que expressa a Verdade de que o ser humano obtém a Vida eterna por meio do último degrau de negação do corpo carnal. Esta passagem é descrita na Sutra do Lótus como segue:<br />Silvanohttp://www.nucleu.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-25215107.post-82580417770122752422014-02-14T16:08:27.350-02:002014-02-14T16:08:27.350-02:00Caros leitores,
Nesta exposição do tema "Assi...Caros leitores,<br />Nesta exposição do tema "Assim se identificam o Budismo e o Cristianismo" Masaharu Taniguchi está indo à essência da mensagem divina e então faz uma pausa, e escreve: "Caro leitor, enquanto você considerar como seu Eu verdadeiro o seu corpo carnal que está vendo com os olhos carnais, não poderá descobrir a Vida eterna do homem. A vida eterna poderá ser conscientizada unicamente pela negação do corpo carnal e pela afirmação de uma dimensão mais elevada."<br />Atentem bem porque esse é um ponto crucial no tema; é um divisor de águas no que se refere à conscientização da real identidade. É nesse ponto que muitos se perdem... porque perdem o foco e não assimilam a mensagem por inteiro!<br />Por isso Masaharu Taniguchi fez uma pausa no texto e decidiu conversar com o leitor!<br />O que não pode deixar de ser notado é que são duas coisas que Masaharu Taniguchi está dizendo; são duas coisas que devem ser feitas ao mesmo tempo, e da forma correta!<br />São elas:<br />1 - negação do corpo carnal;<br />2 - afirmação de uma dimensão mais elevada.<br /><br />Como a base da revelação tida por Masaharu Taniguchi é de que “a matéria não existe” muitos pensam que se acreditarem convictamente que “a matéria não existe” estarão com isso negando o corpo carnal. <br />Contudo, o ensinamento de Masaharu Taniguchi não pode ser assimilado de forma fragmentada! A negação do corpo carnal advém da percepção de que “a matéria não existe”; E a percepção de que “a matéria não existe” é a percepção do “Eu” da Imagem Verdadeira; ela não é a percepção do “eu” fenomênico! A diferença entre essas duas percepções é que o “eu fenomênico” “pensa” e pode no máximo “acreditar convictamente” que “a matéria não existe”, porém somente o “Eu da Imagem Verdadeira” é quem realmente “percebe” que “a matéria não existe”! Notem bem que o “Eu da Imagem Verdadeira” não “pensa” que “a matéria não existe”, ele simplesmente “percebe”!<br />Por isso é essencial no ensinamento de Masaharu Taniguchi a prática da Meditação Shinsokan para a conscientização ou “percepção” de que “a matéria não existe”! Por isso foi dito que o ensinamento de Masaharu Taniguchi não pode ser assimilado de forma fragmentada!<br />Assim, “a negação do corpo carnal” pode ser feita com a mente, a partir do pensamento ou pode advir da Meditação, com a percepção de que “a matéria não existe” e que o próprio corpo carnal e também o “eu fenomênico” não são existências reais. <br />E aqui entra aquele segundo ponto essencial: A afirmação de uma dimensão mais elevada!<br />Silvanohttp://www.nucleu.comnoreply@blogger.com