"MAIOR É O QUE ESTÁ EM VÓS DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO." (I JOÃO 4:4)

terça-feira, janeiro 24, 2017

O Caminho para a Iluminação

- Sri Bhagavan -



Questão: Caro Bhagavan, além dos ensinamentos e sadhanas, qual é a sua mensagem neste caminho de Mukti (liberação ou iluminação)?

Bhagavan: “Veja, basicamente o meu ensinamento é esse. Embora você tenha aprendido algumas sadhanas e alguns ensinamentos, no que diz respeito à Mukti, nenhuma sadhana ou ensinamento irá levá-lo à Mukti. É por isso que insisto que todos os sadhanas e ensinamentos devem, em última instância, ser jogados no cesto de lixo. Eles não vão ajudá-lo no que diz respeito à Mukti. Eles podem prepará-lo para ela. Pode ser qualquer ensinamento: de Ramana Maharshi, Ramakrishna Paramahamsa, Buda... nenhum ensinamento desses irá levá-lo à iluminação. Os discípulos de Ramakrishna não se iluminaram, nem os discípulos de Ramana Maharshi; Os discípulos de Buda não se tornaram iluminados. Então, ensinamentos não podem lhe dar a iluminação - nenhuma técnica ou sadhana pode lhe dar a iluminação. Isso deve ser entendido de forma muito clara através do yajna (curso) que você tenha frequentado. Na melhor das hipóteses o que pode acontecer é: pode haver uma busca pela iluminação, uma tentação para alcançar Mukti e alguma clareza. Eu sempre acreditei que qualquer ensinamento vai cair nestas categorias, da psicologia e filosofia.

Eles vão ajudar, na melhor das hipóteses, a trazer a transformação dentro da mente. Isto é tudo. Nós podemos reorganizar os móveis nesta sala, mas eles ainda irão permanecer. Então podemos fazer algum tipo de decoração interior. Podemos trazer algum tipo de felicidade, superar alguns problemas, ajustar e reajustar. As sadhanas podem levá-lo mais e mais fundo na sua consciência, mas ir a fundo à sua consciência não é Mukti. Reorganizar sua estrutura mental e os padrões, melhorar os relacionamentos, ter maior sucesso no mundo... tudo isso não é Mukti.

Mukti é estar completamente livre da própria mente. Isso nenhum ensinamento e nenhuma técnica pode lhe dar. Isso porque não é um processo psicológico, não é um processo filosófico, não é um processo meditativo. É um fenômeno neurobiológico. Mudanças fundamentais precisam ocorrer em seu cérebro físico. É por isso que eu digo: não siga nenhum ensinamento. Senão você se torna um ser humano de segunda mão. Se você tentar seguir Jesus Cristo, você se tornará um ser humano de segunda mão. Jesus Cristo podia amar a humanidade inteira. Você pode amar como Ele? Jesus Cristo disse: "ama a teu próximo como a ti mesmo". Você não pode fazer isso. Ele pôde fazer isso porque seu cérebro estava ligado de forma diferente. Ramakrishna pode estar pulando e dançando em êxtase por aí. A menos que sua kundalini seja despertada, você não pode fazer isso. Se você tentar copiar Ramakrishna você se tornará um ser humano de segunda mão. A fiação do cérebro dele é diferente. Ramana pode perguntar ‘quem sou eu?’. Se você fizer o mesmo você vai ficar louco e acabar no hospício! É por isso que eu, num certo sentido, sou anti-ensinamentos.

Você se torna um ser humano de segunda mão. Você desenvolve conflito dentro de si mesmo. Você é alguma coisa. Você quer ser outra coisa - um Cristo ou um Ramana ou Sri Aurobindo. Você pode ler todos os livros deles, você pode fazer tudo isso, mas você não vai se mover uma polegada. Talvez você consiga alguma clareza. Talvez você se sinta bem. “Ah, eu estou fazendo este sadhana”... você vai se sentir mais seguro. Estes benefícios estão lá. Mas eles não vão levá-lo à Mukti. Muitas vezes eles induzem ao conflito porque você só pode ser você mesmo. Como você pode ser outra coisa? Por mais que você tente, como você poderia ser outra coisa? Você não pode se tornar outra coisa. É desta ilusão que cada um deve se libertar.

Então, o que estou dizendo é: “O que quer que você seja apenas aceite isso. Quando você aceitar isso, não haverá conflito. Quando não há conflito, há uma abundância de energia. Quando você tem energia, você vê o que está acontecendo internamente, você tem alegria."

É por isso que quando todos vocês voltarem para casa, por favor, experimentem completamente a dor. A dor física se tornará felicidade. Experimente sinceramente toda a dor psicológica. Se você experimentar completamente, ela se tornará alegria. Não tente escapar. Se você tentar escapar da dor, você está colocando-a de baixo do tapete. Depois de algum tempo ela começa a feder. Isso é o que a maioria das pessoas estão fazendo. Elas nunca enfrentam a sua dor. Alguém morre na sua família, você perde seu trabalho, ou algum outro problema, mas você não experimenta a dor. Você foge da dor através da televisão, filmes, vai à casa de um amigo, faz algum puja. Isto é o que é chamado de GERENCIAMENTO DO SOFRIMENTO. É bom até certo ponto, mas certamente não vai livrá-lo da dor.

Então, o que você deve aprender com os cursos da Oneness é como enfrentar essa dor. O que estou dizendo é isso: Suponha que um tigre entre nesta sala; a maioria de vocês iria subir no ventilador e ficar pendurado lá! O que eu estou dizendo é: “pendurar-se no ventilador é realmente doloroso, porque o tigre está aqui e você está pendurado lá”. Eu estou dizendo: “desça do ventilador e deixe o tigre comer você”. Se você for comido a dor se vai. Permita a dor te devorar. A dor é o tigre. Veja o que acontece. Vai tornar-se alegria. Suponha que exista um ciúme intenso em você. Ciúme em si é dor. Você sabe o quanto isso é doloroso. Então, ao invés de dizer “eu vou tentar não ser ciumento, ser gentil e amoroso”... tudo isso é falso. Você é você. Você tem ciúme, violência, ódio... todos os doshas estão lá, dentro de você.

Então, enfrente-os. Eu não estou dizendo para você ser isso ou aquilo. Não! Seja o que você é. Este é o objetivo deste particular yajna que você participou, para ajudá-lo a descobrir quem você é, como Ramana diz “quem sou eu?”, mas a descoberta dele é outra coisa. Sua descoberta será que você é um Ravana! Todas as coisas inúteis do mundo estão dentro de você. Esta será a sua descoberta. Isso não leva muito tempo.

Mas as pessoas não gostam disso. Você gostaria de ter uma boa imagem sobre si mesmo. É tudo muito bem encoberto, mas se você cavar você verá só lixo. Então enfrente esse lixo. Ele está aí; Então aceite-o, uma vez que ele está lá. Como você pode fugir dele? É doloroso, mas observe e de repente haverá alegria.

Onde há alegria, não haverá dosha. Um homem feliz não pode causar dor aos outros. Apenas um homem ou esposa infeliz vai causar dor ao marido ou esposa. Crianças infelizes vão causar dor a seus pais, funcionários insatisfeitos irão causar dor ao empregador. PESSOAS INFELIZES ESPALHAM MISÉRIA. As pessoas felizes não podem causar dor. Se as pessoas estão felizes elas não podem fazer nada de errado.

Elas estão felizes, portanto, elas não podem fazer nada de errado. São as pessoas infelizes que se enfiam em apuros, que se tornam, em última instância ladrões, criminosos, etc . Então, a coisa básica é que deve haver um mínimo de felicidade, e a verdadeira felicidade vem quando você enfrenta a si mesmo.

Você está sempre dizendo: “Eu tenho medo dessa pessoa”. Isso não é verdade. Basicamente você tem medo de si mesmo. Se você perder o medo de si mesmo, você perde o medo de todo o resto, incluindo Veerapan. Se Buda estivesse lá ele iria simplesmente seguir e falar com Veerapan. Como ele foi e falou com Angulimala (um ladrão na floresta), pois ele não tinha medo. Você tem medo de si mesmo, porque você não ama a si mesmo. Por outro lado, você diz “Eu preciso superar o meu medo, eu tenho que amar alguém”. Você não ama a si mesmo - esta é a situação. Então, conforme você vai para dentro si mesmo, você vai descobrir como você é. Então, aceite. Uma vez que você começar a aceitar, você começa a amar a si mesmo. Você vai encontrar lá um tremendo trabalho que pode ser alcançado em pouco tempo.

Isso é fácil, se fosse difícil eu não falaria sobre isso. Com pouco tempo de prática você vai descobrir que é como respirar. É muito natural e fácil ir fundo em si mesmo, para descobrir e aceitar, para se amar e converter o sofrimento em alegria. Se você faz isso sua família vai ser excelente. O momento em que você ver seu marido ou esposa você vai entrar em alegria. Quando ele ou ela ver você haverá alegria. Suas casas se tornarão templos. Somente então é que você estará pronto para a Mukti.

Mukti, como eu disse, é um fenômeno neurológico. Ninguém nunca se tornou iluminado seguindo qualquer ensinamento, uma vez que estão pensando que é um processo psicológico ou filosófico. Ramana não teve nenhum ensinamento. Ele teve sua experiência de morte e ele estava lá. Para Buda foi luz. A única coisa é que ele não reconheceu posteriormente o que a luz fez para ele. Não através dos ensinamentos. Ensinamentos estão dentro da mente. Tornar-se livre da mente é a iluminação. Isso é quando você está verdadeiramente livre.

Então, tudo o que você deve fazer agora, é aprender como converter o sofrimento em alegria.


Nenhum comentário: